Descrição
O presente artigo investiga a aproximação entre a noção de autonomia – tal como cunhada por Paulo Freire – e a prática do jogo em processos de ensino-aprendizagem em teatro. Para tanto, tece uma breve apresentação das ideias do educador pernambucano a respeito do processo de construção de conhecimento para, em seguida, relacionar tais reflexões a elementos presentes na prática do jogo. Na tentativa de encontrar os primeiros indícios dessa aproximação, toma como ponto de partida as características que Johan Huizinga atrela ao ato de jogar e, em seguida, analisa os jogos teatrais de Viola Spolin, buscando neles similaridades ao pensamento freireano. Nesse trajeto, se depara com desdobramentos que trespassam a metodologia realizada em sala de aula, revelando a importância da postura do sujeito docente no processo pedagógico. Palavras-chaveAutonomia. Jogo. Ensino-aprendizagem. Paulo Freire. Pedagogia do Teatro.||This article investigates the approximation between the notion of autonomy – as defended by Paulo Freire – and the practice of the play in teaching-learning processes in theater. In order to do that, it makes a brief presentation of Paulo Freire’s studies regarding the process of building knowledge, relating these reflections to elements present in the practice of the play. In an attempt to find the first signs of this approximation, it takes as a starting point the characteristics that Johan Huizinga assigns to the act of playing and then analyzes Viola Spolin's theater games, looking for similarities to Freire's thought. In this contact, discovers developments that cross the methodology used out in the classroom, revealing the importance of the teacher's posture in the pedagogical process. KeywordsAutonomy. Play. Teaching-learning. Paulo Freire. Theater Pedagogy.