Descrição
Discute-se sobre a aplicação do instrumento tecnológico Role Playing Game Digital-RPG para o ensino de História, como uma proposta inovadora aos métodos de ensino. O RPG tem sido objeto de estudo de pesquisas voltadas para estabelecimento de sua funcionalidade como ferramenta educacional e de construção interdisciplinar do conhecimento, com vistas à solução de problemas socioeducacionais. Busca-se, neste artigo, a construção de uma possibilidade tecnológica para o ensino de História, engajado no reforço dos conceitos apreendidos na sala de aula, por estudantes da educação básica e, em especial, que se estimule o ensino-aprendizagem desse componente curricular entre os estudantes baianos. Nessa perspectiva, busca-se um ensino de História capaz de engajar o aprendiz na práxis e contexto histórico de sua coletividade, considerando-se a pluriculturalidade, e que fomente o pensamento reflexivo dos sujeitos como agentes no processo de construção do conhecimento histórico e não apenas receptores de conceitos prontos. Dessa forma, associaremos o lúdico da interpretação de papéis do jogo RPG ao ensino da História, criando-se estratégias possíveis à sobrevivência dos personagens do jogo, ao mesmo tempo em que aprendem acerca do(s) processo(s) histórico(s) subjacente(s).