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Jogos Eletrônicos e a Inclusão da Criança com Deficiência na Escola
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Metadados
Descrição
This research aims to discuss the use of electronic games as a pedagogical resource in the work with children with disabilities at school, addressing some challenging questions presented for a search for
reflections, around the constant evolution of society, especially with regard to technological inclusion of disabled students. Thus, we try to incorporate dialogues aimed at the action of the educator and children,
aiming to find ways for the applicability of electronic games in the teaching and learning processes in the school space. In addition, the text reports inclusive pedagogical experiences developed in a public school
in the municipal school of Anápolis-Goiás, where a student with intellectual disability and a student with visual deficiency experienced some electronic games on the computer. Thus, it is concluded that the use of electronic games in training processes involving children with disabilities contributes to the development of motor and cognitive skills, to new learning and also to digital, educational and social inclusion .||Este trabalho objetiva discutir a respeito do uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógico no trabalho com a criança com deficiência na escola, abordando algumas questões desafiadoras apresentadas para uma busca de reflexões, em torno das constantes evoluções da sociedade, especialmente no que diz respeito à inclusão tecnológica dos estudantes deficientes. Assim, buscou-se incorporar diálogos voltados para a ação do educador e das crianças, visando encontrar caminhos para a aplicabilidade dos jogos eletrônicos nos processos de ensino e de aprendizagem no espaço escolar. Além disso, o texto relata experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas em uma escola pública da rede municipal de ensino Anápolis-Goiás, sendo que um aluno com deficiência intelectual e uma aluna com deficiência visual vivenciaram alguns jogos eletrônicos no computador. Desse modo, conclui-se que o uso de jogos eletrônicos nos processos formativos envolvendo a criança com deficiência contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, para novas aprendizagens e também para a inclusão digital, educacional e social.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Guimarães de Paula, Marcos Vinícius | Soares, Flávia Karla
Data
17 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 31 n. 2 (2020): Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica; 166-178 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion