-
Jogos móveis locativos: Cibercultura, espaço urbano e mídia locativa
- Voltar
Metadados
Descrição
Location-based games (LBGs), also called "pervasive games", merge mobile digital technologies and geo-location systems, thus creating interfaces between electronic and physical spaces for play. This is an urban expression of cyberculture, which mixes the culture of games, electronic arts, urban action, and mobile and location technologies. LBGs are an example of the use of "locative media", revealing the current phase of ubiquitous computing, mobility and hyperlocation. Such new phase is characterized by Internet spatialization, and can be understood, as regards the LBGs, as social production through the use and recreational and temporary appropriation of urban space. To build up an LBG scenario, we analyzed 73 games between 2000 and 2008, seeking to identify the devices used, the type and object of the games and the use of wireless digital networks. This set of agents produces specific forms of spatialization. || Os jogos móveis locativos (JML), também chamados de "pervasive games", aliam tecnologias digitais móveis e sistemas de geolocalização, criando interfaces entre os espaços eletrônico e físico para fins de jogo. Trata-se de uma expressão urbana da cibercultura, mesclando cultura dos games, arte eletrônica, ação urbana, tecnologias móveis e localização. Os JML são um exemplo de uso das "mídias locativas", revelando a atual fase da computação ubíqua, da mobilidade e da hiperlocalização. Essa nova fase caracteriza-se como a da "espacialização" da Internet e pode ser compreendida, no caso dos JML, como produção social pelo uso e apropriação lúdica e temporária do espaço urbano. A fim de traçar uma radiografia dos JML, analisamos 73 jogos entre 2000 e 2008, buscando identificar os dispositivos utilizados, o tipo e a intenção do jogo e o uso das redes digitais sem fio. Esse conjunto de agentes produz formas específicas de espacialização.
ISSN
0103-9989
Periódico
Autor
Lemos, André
Data
1 de agosto de 2010
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13813 | 10.11606/issn.2316-9036.v0i86p54-65
Idioma
Fonte
Revista USP; n. 86 (2010): CIBERCULTURA; 54-65 | 2316-9036 | 0103-9989
Assuntos
games | cyberculture | space | place | jogos | cibercultura | espaço | lugar
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion