-
Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação||Young university students silent in the world of information: cases of liberation||Jóvenes universitarios en silencio en el mundo de la información: casos de liberación
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa teve, como objetivo, investigar estratégias de superação da lógica de violência, exclusão e silêncio, aos quais estão submetidos jovens universitários. Esses recebem muitas informações, sofrendo processos educativos dissonantes das proclamadas intenções de desenvolvimento pleno, o que favorece a mencionada lógica. Tidos como não críticos, silenciam. Em vez da educação monológica, a universidade precisa praticar a dialógica. Um estudo de casos múltiplos, em que cada caso único recebeu um nome – coerência, interação, oportunidade, resiliência, compenetração e contextualização – concluiu que os momentos de superação são potenciais estratégias educacionais transformadoras, que levam do discurso à prática, da opressão à esperança.||This article presents a research aiming to investigate strategies to overcome the logic of violence, exclusion and silence, to which young university students are submitted. These students are often in educational processes dissonant from usual intentions of providing full development. However, these curricular features contribute to strengthen the aforementioned logic. Among the students, there is a silence. The university needs to practice a dialogic education, rather than a monologic one. A multiple cases study, where each case was given a name – coherence, interaction, opportunity, resilience, rapport and contextualization – concluded that the moments of overcoming are potential transformative educational strategies.||Esta investigación tuvo como objetivo investigar estrategias de superación de la lógica de violencia, exclusión y silencio, a la que están sometidos jóvenes universitarios. Estos reciben mucha información, sufriendo procesos educativos disonantes de las proclamadas intenciones de desarrollo pleno, lo que favorece la mencionada lógica. En general, son percibidos como personas no críticas. Entonces, silencian. En vez de la educación monológica, la universidad necesita practicar la educación dialógica. Un estudio de casos múltiples, en el que cada caso único recibió un nombre - coherencia, interacción, oportunidad, resiliencia, compenetración y contextualización - concluyó que los momentos de superación son potenciales estrategias educativas transformadoras, que llevan del discurso a la práctica, de la opresión a la esperanza.
ISSN
1809-4465
Abrangência
Americas | 2017 | Estudo de casos múltiplos holistico
Autor
Vasconcelos, Ivar Cesar Oliveira de | Lira, Adriana | Soares, Iomar Pirangi
Data
22 de julho de 2019
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1552 | 10.1590/s0104-40362019002701552
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 499-520 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educação | Universidade; Violencia; Exclusao; Silencio; Liberação | University; Violence; Exclusion; Silence; Liberation | Universidad; Violencia; Exclusión; Silencio; Liberación
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion