-
Justiça social e multiculturalismo na educação: perspectiva emergente e insurgente na didática crítica intercultural
- Voltar
Metadados
Descrição
This study aimed to analyze the Annals of the XIX ENDIPE - National Meeting of Didactics and Teaching Practices that addressed the theme “Where does didactics go? Facing today's theoretical approaches and political challenges ”, which took place in Salvador / BA between September 3 and 6, 2018. First, a theoretical survey was carried out on multiculturalism and critical interculturality. Then, the articles by the authors that used words as 'multiculturalism'
and 'interculturality' in the titles were selected. Altogether, there were 20 works. From the reading of the texts used and the characteristics that Vera Candau determines about a critical interculturality, the following categories were analyzed: a) openness; b) recognition and redistribution; c) democracy and justice; d) prejudice, discrimination and monoculture; e) culture, identity and empowerment. It was found that, when addressing a thematic proposal, the articles demonstrate the theoretical, reflective and practical insurgent damages, the critical interculturality in education. ||Este estudo objetivou analisar os Anais do XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino que abordou a temática “Para onde vai a didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade”, ocorrido em Salvador/BA entre os dias 03 e 06 de setembro de 2018. Primeiramente, foi feito um levantamento teórico acerca do multiculturalismo e interculturalidade crítica. Em seguida, foram selecionados os artigos em que os autores utilizaram as palavras ‘multiculturalismo’ e ‘interculturalidade’ nos títulos. Ao todo, foram 20 trabalhos. A partir da leitura dos textos submetidos e das características que Vera Candau determina sobre a interculturalidade crítica, foram analisadas as seguintes categorias: a) abertura; b) reconhecimento e redistribuição; c) democracia e justiça; d) preconceito, discriminação e monocultura; e) cultura, identidade e empoderamento. Constatou-se que ao abordar a temática proposta, os artigos demonstram esforços teóricos, reflexivos e práticos insurgentes rumo a interculturalidade crítica na educação.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Rosa Suanno, Marilza Vanessa | Cardoso Silva, Carlos | Rodrigues de Oliveira, Taynnara | Brito Magalhães, Wesley
Data
8 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/66954 | 10.5216/rp.v31i1.66954
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 31 n. 1 (2020): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social; 143-162 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion