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“Là ‘Ve il Vocabol suo Diventa Vano / Arriva’ Io Forato nella Gola” : Riprese e Rielaborazioni Dantesche nella Poesia di Mario Luzi||“Là ‘ve il vocabol suo diventa vano / arriva’ io forato nella gola”: riprese e rielaborazioni dantesche nella poesia di Mario Luzi||“Là ‘ve il vocabol suo diventa vano / arriva’ io forato nella gola”: riprese e rielaborazioni dantesche nella poesia di Mario Luzi
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Metadados
Descrição
O poeta Mario Luzi (1914-2005) confrontou-se com a poesia de Dante desde o início de sua atividade literária, tanto que ao longo do tempo os seus versos assumiram o caráter de uma moderna viagem dantesca, cheia de incertezas, dúvidas e enganos. Luzi ficou profundamente fascinado tanto pela mens poética de Alighieri, que consegue reunir as múltiplas experiências dos casos humanos, quanto pela “unidade da ideia”: uma unidade que também era fé, teologia, uma ideia que se cinde em inúmeras personagens, em um eu que, embora se materialize em inúmeras pessoas, permanece si próprio. Por meio de alguns exemplos intertextuais, este estudo procura demonstrar de que maneira as retomadas e as reelaborações dantescas dos versos da Commedia são o testemunho de uma presença constante da obra de Dante nas coletâneas de Luzi, às vezes de maneira bastante explicita, noutras vezes de maneira mais velada. O Purgatório mostra ser o canto de referência, sendo a única em que o tempo vige, e portanto a que representa a condição humana, que è uma experiência de dor e de ressarcimento possível que se dá in corpore vivi. O conceito de poema “em andamento”, “em ação”, assim como é a Commedia para Luzi, corresponde também a seu sentir, à sua poética, a ponto de tornar-se o texto ao qual apelar continuamente, sobretudo nos momentos de transformação de sua escritura||Il poeta Mario Luzi (1914-2005) si è confrontato con la poesia di Dante sin dagli esordi della sua attività letteraria, tanto che nel tempo i suoi versi hanno assunto il carattere di un moderno viaggio dantesco, pieno d’incertezze, dubbi, inganni. Luzi è rimasto profondamente affascinato sia dalla mens poetica dell’Alighieri, che riesce a tenere insieme le molteplici esperienze della casistica umana, sia dall’“unità dell’idea”: un’unità che era anche fede, teologia, e un’idea che si scinde in tanti personaggi, in un io che, pur materializzandosi in tante persone, rimane comunque se stesso. Attraverso alcuni esempi intertestuali, il presente studio cerca di dimostrare in che modo le riprese e le rielaborazioni dantesche dei versi della Commedia testimonino di una presenza continua dell’opera di Dante nelle raccolte di Luzi, a volte in maniera più esplicita, a volte invece in modo più velato. La cantica di riferimento risulta il Purgatorio, l’unica in cui vige il tempo, e quindi quella che rappresenta la condizione umana, che è un’esperienza di dolore e di risarcimento possibile compiuta in corpore vivi. Il concetto di poema “in atto”, “in azione”, qual è per Luzi la Commedia, corrisponde anche al suo sentire, alla sua poetica, tanto da diventare testo a cui fare appello continuamente, e soprattutto nei momenti di trasformazione della sua scrittura||The poet Mario Luzi (1914-2005) was faced with Dante’s poetry from the beginning of his literary activity, so that over time his verses have taken on the character of a modern Dantesque journey, full of uncertainties, doubts and pitfalls. Luzi was deeply impressed by the poetic mens of Dante, that managed to hold together multiple human experiences, as well as by the “unity of the idea”: a unit that was also faith, theology, and an idea which divides itself into several characters, into an I that, even though it materializes in so many persons, always remains itself. Through some intertextual examples, this study seeks to show how the return to the Commedia and the reworking of its verses demonstrate the consistent presence of Dante’s work in Luzi’s poetic collections, sometimes explicitly and sometimes covertly hidden. For Luzi, the reference is the lyric of Purgatory, the one where time exists, and so the one that represents the human condition, which is an experience of pain and of possible compensation, lived in corpore vivi. The concept of ‘in progress’, ‘in action’, which corresponds to his perception of the Commedia, also corresponds to his feeling and poetics, to the point that it becomes the text to recall permanently, especially in turning points of his writing
ISSN
2238-8281
Periódico
Autor
Toppan, Laura
Data
6 de junho de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/116089 | 10.11606/issn.2238-8281.v0i27p25-42
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Revista de Italianística
Fonte
Revista de Italianística; n. 27 (2014); 25-42 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Luzi | Dante Alighieri | Purgatory | Luzi | Dante | Purgatorio | Luzi | Dante | Purgatório
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion