-
Lâmpada e lamparina: o diálogo entre saberes e a contribuição para a pesquisa em educação na Amazônia brasileira
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho analisa as contribuições para a pesquisa em educação na região amazônica. Nele, parte-se do problema: quais as contribuições para a pesquisa em educação na região amazônica a partir das bases estabelecidas pelo conhecimento científico ocidental? Utiliza-se o método dialético para a pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica se dá em diálogo com Santos (2007), Santos e Meneses (2010), Quijano (2010), Ela (2012) e Adorno e Horkheimer (1985). Apresenta-se o pensamento moderno ocidental como pensamento abissal, capaz de criar um monopólio da distinção entre o falso e o verdadeiro na ciência em relação aos demais conhecimentos. Além disso, constata-se a possibilidade de construção de um paradigma científico capaz de dialogar com os saberes tradicionais e com um projeto de sociedade democrática, com práticas de pesquisa comprometidas com a emancipação dos sujeitos, demonstrando ser possível tomar as bases desse conhecimento científico e partir para uma prática investigativa de acordo com as especificidades dos povos amazônicos.
Palavras-chave: Pensamento Abissal. Pesquisa em Educação. Amazônia brasileira.
ISSN
2238-1279
Autor
Edla Rodrigues Caldas; Universidade Federal de São Carlos | Elenice Maria Cammarosano Onofre; Universidade Federal de São Carlos | Sandra Aparecida Riscal; Universidade Federal de São Carlos
Data
30 de abril de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 48 (2020); 325-341