-
Learning of the teaching practice according to future teachers in a distance course degree||Aprendizaje de la práctica docente según futuros profesores en un curso a distancia||Aprendizagens sobre a docência de futuros professores em uma licenciatura EAD
- Voltar
Metadados
Descrição
This research deals with the Teaching Learning Focus to investigate what prospective biology teachers have learned about teaching. The aim of the research was to investigate what future biology teachers have learned about teaching. The analytical tools of the Teaching Learning Focus focused on writings from 71 memorials of Biological Sciences degree students attending supervised internship in a public university. The results show that these prospective teachers centralize what they have learned about teaching in topics such as interests, attitudes, knowledge and skills, and also think about teaching as in articulation between their selves, their practices and their social context. We conclude that FADs are important analytical tools not only for teaching learning and for the training needs of prospective biology teachers, but also for their identity constitution.||Este artículo resulta de una investigación que abordó los Focos del Aprendizaje Docente como estrategia de investigación de aprendizajes de la docencia. El objetivo de la investigación fue investigar lo que los futuros docentes de Biología aprendieron sobre enseñar. El instrumental analítico de los FAD se centró en escritos provenientes de 71 memoriales de estudiantes en Ciencias Biologicas cursando pasantía supervisada de formación de profesores en una universidad publica. Los resultados muestran que los futuros docentes centralizan lo que aprendieron sobre enseñar en torno a temas como intereses, actitudes, conocimientos y habilidades, así como piensan la docencia en la articulación entre sus yoes, sus prácticas y su contexto social. Concluimos que los FAD son importantes herramientas analíticas no sólo de los aprendizajes de la docencia y de las necesidades formativas de esos futuros docentes, sino también de su constitución identitaria.||Este artigo resulta de uma pesquisa que abordou os Focos da Aprendizagem Docente (FAD) como estratégia de investigação de aprendizagens da docência. O objetivo da pesquisa foi investigar o que futuros docentes de Biologia aprenderam sobre ensinar. O instrumental analítico dos Focos da Aprendizagem Docente incidiu sobre escritos oriundos de 71 memoriais de licenciandos de Ciências Biológicas cursando estágio supervisionado de formação de professores em uma universidade pública. Os resultados mostram que os futuros docentes centralizam o que aprenderam sobre ensinar em torno de temas como interesses, atitudes, conhecimentos e habilidades, assim como pensam a docência na articulação entre seus eus, suas práticas e seu contexto social. Concluímos que os FAD são importantes ferramentas analíticas não apenas das aprendizagens da docência e das necessidades formativas desses futuros docentes, mas também da sua constituição identitária.
ISSN
2178-5198
Periódico
Autor
Duarte, Felipe Bezerra de Medeiros Dantas | Maknamara, Marlécio
Data
13 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/46456 | 10.4025/actascieduc.v42i1.46456
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Acta Scientiarum. Education | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Acta Scientiarum. Education; Vol 42 (2020): Publicação contínua; e46456 | Acta Scientiarum. Education; v. 42 (2020): Publicação contínua; e46456 | 2178-5201 | 2178-5198
Assuntos
memorials; supervised internship; teaching practice. | memoriales; pasantía supervisada; práctica docente. | memorial; estágio docente; prática docente.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion