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LEITURA, HIPERTEXTO E ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISTA NOVA ESCOLA
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Metadados
Descrição
O presente trabalho busca refletir sobre a leitura de hipertextos a partir dosuporte da revista Nova Escola, a fim de identificar as mudanças ocorridas no ato de ler diante do uso da tecnologia digital no processo de comunicação. Partimos de uma perspectiva sociointeracionista de linguagem, permeando a noção de hipertexto e suas relações nos letramentos dos sujeitos.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Santana, Roviane Oliveira | Barbosa, Ianne Samara Bastos Lima
Data
22 de agosto de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/247990/36473 | /*ref*/BRAGA, Denise Bértoli. A comunicação interativa em ambiente hipermídia. MARCUSCHI, Luís & XAVIER, Antonio (org.). Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção de sentido. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p.175-197. CAVALCANTE, Marianne C. Bezerra. Mapeamento e produção de sentido: os links no hipertexto. In: MARCUSCHI, Luís & XAVIER, Antonio (org.). Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção de sentido. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p.198-206. COSCARELLI, Carla Viana. Da leitura de hipertexto: um diálogo com Rouet et alii. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASI-RODRIGUES, Bernardete (orgs.). Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. GUALBERTO, Ilza Maria Tavares. Os hiperlinks e o desafio das conexões em hipertexto enciclopédico digital. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.).Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. GOODMAN, Kenneth. O processo de leitura: considerações a respeito das línguas e do desenvolvimento. In: FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarida Gomes. Os processos de leitura e escrita. Porto Alegre: Novas Perspectivas, 1989. KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11 Ed. Campinas-SP: Pontes, 2007. KOMESU, Fabiana. Pensar o hipertexto. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASIRODRIGUES, Bernardete (orgs.). Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p.87-108. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. MARCUSCHI, Luís. A coerência no hipertexto. In. COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. ______. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Revista Linguagem & Ensino (UCPel). Pelotas-RS, V.4, n.1, p.79-112, 2001. REVISTA NOVA ESCOLA. Rio Janeiro: Editora Abril, ano 33, nº134, ago., 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12204/o-que-fazer-quando-anoticia- invade-a-sala-de-aula. Acesso em 11 Out. 2018. XAVIER, Antonio C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luís & XAVIER, Antonio (org.). Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção de sentido. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p.207-220. ______.A era do Hipertexto: linguagem e tecnologia. 2 ed. Recife: Pipa comunicações, 2013.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 20, n. 1 (2019) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v20i1
Assuntos
Leitura Hipertextual; Estratégias de leitura; Letramento digital.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares