Descrição
Este estudo tem como objeto central discutir as contribuições do Círculo de Bakhtin e do Círculo de Leitura pensado a partir das ideias de Rildo Cosson. Realizamos essa discussão buscando perscrutar os conceitos de interação e diálogo, os quais, atravessados pelo princípio do dialogismo, constituem a gênese da arquitetônica bakhtiniana. Na mesma direção, trilhamos os escritos de Rildo Cosson, em especial a obra Círculos de leitura e letramento literário (2014), cuja base teórica vem, principalmente, de Bakhtin. Para isso, discutimos as contribuições de Regina Zilberman (1993); Marisa Lajolo (1993); Teresa Colomer (2007); Daniel Pennac (1998); Michèle Petit (2008), entre outros pensadores relacionados à formação e mediação leitora, que servem de referência a esta proposta de abordagem de leitura literária. Por meio desse embate de vozes, Mikhail Bakhtin e Rildo Cosson tecem um diálogo de possibilidades no âmbito do ensino de leitura literária.