-
Ler o texto, fitar a imagem
- Voltar
Metadados
Descrição
A partir da perspectiva do leitor, será analisado o uso de fotografias no romance Divórcio, de Ricardo Lísias. Parte-se da premissa de que imagens técnicas, ao serem impressas num livro classificado como romance, ou seja, num dispositivo literário, operam uma transgressão, no sentido iseriano (ano), trazendo à tona a tríade real-fictício-imaginário. Esta cristalização do fazer ficcional parte do caráter autoficcional do romance e chega nas fotografias, lidas inicialmente como documentos históricos, consequência de uma orientação cognitivo-antropológica da recepção. As fotografias comparecem, assim, como elementos ambíguos, que chamam atenção não só para sua imagem como também para seu meio, isto é, a fotografia enquanto dispositivo, e tudo o que ela representa contemporaneamente, ou seja, fora de um romance. Uma reflexão que retornará para a literatura tida também enquanto mídia/dispositivo fecha o ciclo do projeto artístico intermedial que é o romance Divórcio.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Scamparini, Julia
Data
21 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6328 | 10.30612/raido.v11i28.6328
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6328/4019 | /*ref*/BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8,jul. 2005. | /*ref*/BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011. FOUCAULT, Michel. A pintura de Manet. Visualidades, Goiânia, v. 8, n. 2, jul.-dez. 2010. | /*ref*/ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Uma teoria do efeito estético. São Paulo: 34, 1996. v. 1. | /*ref*/_______. Atos de fingir. ______. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. | /*ref*/LÍSIAS, Ricardo. Divórcio. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2013. MANDELSTAN, Osip. Conversazione su Dante. Genova: Il Melangono, 2015. | /*ref*/MITTELBERG, Irene. Balancing acts: image schemas and force dynamics as experiential essence in pictures by Paul Klee and their gestural enactments. In: DANCYGIER, B.; BOKRENT, M.; HINNELL, J. (Eds.). Language and the creative mind. Stanford: Center for the Study of Language and Information, 2013. pp. 325-346. | /*ref*/MARTONI, Alex; ULM, Hernán. O gesto de ouvir música em Vilém Flusser: tecnologias de áudio e rituais da percepção. Revista Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 19, p. 189, 2016. | /*ref*/SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Tradução como Cultura. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 48, jan.-jun. 2005.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Raído
Fonte
Raído; v. 11, n. 28 (2017); 96-107 | 1984-4018
Assuntos
Letras; literatura | Autoficção. Recepção. Fotografia. Dispositivo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion