Descrição
Diante da chegada da era digital e das transformações que ela ocasionou em várias esferas sociais, sendo uma delas a educação, busca-se a partir do presente trabalho compreender qual a relevância do letramento digital no ensino de línguas, pois assim como as novas tecnologias intervém no âmbito social, há uma necessidade desses indivíduos pertencentes ao meio, saberem dominar essa tecnologia de forma que se construam sentidos em suas práticas de uso cotidianas. O aporte teórico utilizado para fundamentar essa pesquisa é baseado em autores como: Soares (2002), Gómez (2015), Coscarelli (2011), Barton (2015), Rojo (2013), dentre outros. Nesse sentido, essa pesquisa surgiu a partir do interesse em se observar como transcorre a questão das tecnologias no ambiente educacional, focando no ensino de línguas e na utilização da leitura e da escrita no ambiente digital. Talvez, ainda persistimos em uma cultura voltada para o tradicionalismo ausente de inovações, o que tende a tornar a educação defasada e seus alunos, na questão tecnológica, iletrados digitais. Portanto, por meio dessa pesquisa, buscamos analisar o letramento digital e a posição do professor sob o tema, mostrando a sua relevância no ensino de línguas hoje.Palavras-chave: Letramento digital. Leitura/escrita. Ensino de línguas.