-
Letramento literário – un camino posible||Letramento literário – um caminho possível
- Voltar
Metadados
Descrição
El presente trabajo fue realizado a partir de lecturas y da la concientización de la importancia del letramento literario para la formación escolar y social de los alumnos. En el trabajo son apresentados los conceptos de letramento, letramento literario y sugestiones de como trabajar el tema en sala de classe, por medio de la secuencia básica y expandida, a través de la adecuada escolarización del texto literario. Para tal discusión, utilizamos como referencial teórico las contribuciones de Rildo Cosson (2006), Magda Soares (2003; 2004; 2006), Kleiman (1995), Street (2014), Paulino (1998) e Fernandes (2011), autores que desarrollaron pesquisas sobre letramentos y contribuyeron significativamente para los estudios en esa área. Al final, se concluye, que el letramento literario tiene un papel indispensable en la formación de alunos/lectores, y que nos ofrece una posibilidad de estrategia metodológica en la dirección y fortalecimiento de la enseñanza de literatura ofrecida a los alumnos.||O presente trabalho foi realizado a partir de leituras e da conscientização da importância do letramento literário para a formação escolar e social dos alunos. No artigo, são apresentados os conceitos de letramento, letramento literário e sugestões de como trabalhar o tema em sala de aula, por meio da sequência básica e expandida, e através da adequada escolarização do texto literário. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições de Rildo Cosson (2006), Magda Soares (2003; 2004; 2006), Kleiman (1995), Street (2014), Paulino (1998) e Fernandes (2011), autores que desenvolveram pesquisas sobre letramentos e contribuíram significativamente para os estudos nessa área. Ao final, o que se conclui é que o letramento literário tem um papel indispensável na formação de alunos/leitores, e que nos oferece uma possibilidade de estratégia metodológica no direcionamento e fortalecimento do ensino de literatura oferecido aos alunos.
ISSN
2316-6169
Colaboradores
CAPES
Autor
Vieira, Hilluska de Figueredo Sousa Carneiro
Data
18 de dezembro de 2015
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4307/2508 | /*ref*/COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. | /*ref*/FERNANDES, Célia Regina Delácio. Letramento literário no contexto escolar. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (ORG.) Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercados de Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011, 321-348. | /*ref*/KLEIMAN, ANGELA B. (orgs.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social a escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995, | /*ref*/PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1998 (Anais em CD ROM). | /*ref*/PINHEIRO, Marta Passos. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da “comunidade de leitores”. Tese de Doutorado, UFMG, 2006. | /*ref*/SILVA, Antonieta Mirian de O.C., SILVEIRA, Maria Inez Matozo. Leitura para fruição e letramento literário: Desafios e possibilidades na formação de leitores In.: VI EPAL – Anais, 2011. | /*ref*/SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2º. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. | /*ref*/_______________. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2003. | /*ref*/_______________. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy A.M.; BRANDÃO, Heliana M.B.; MACHADO, Maria Z. V. (ORG.) Escolarização da leitura literária. 2º. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2006. | /*ref*/STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1ºed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Fonte
ArReDia; v. 4, n. 7 (2015); 117 - 126 | 2316-6169
Assuntos
Letramento literario. Literatura. Enseñanza. | Letramento literário. Literatura. Ensino.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion