-
Letramentos acadêmicos e identidades docentes em um curso de Mestrado Profissional em Letras||Academic literacies and teacher identities in a Master’s Course in Language teaching
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste artigo, proponho uma análise das mudanças no letramento acadêmico e as suas implicações no perfil identitário de professores em formação, fundamentando-me nos estudos sociais do Letramento (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) e nos estudos críticos do discurso (FAIRCLOUGH, 2001;2003). Para tanto, tomo por base dados qualitativos coletados entre professores da educação básica inscritos no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Os dados apontam que, após a inserção em práticas de letramento do mestrado profissional, ampliam-se as identidades docentes, com novas possibilidades de atuação.||In this paper, I propose an analysis of changes in academic literacies and their implications for teachers’ identities, adopting social studies of literacy (STREET, 1984; 2003; 2010; 2012) and critical discourse studies (Fairclough, 2001; 2003). The qualitative data generation took place among teachers of primary education enrolled in a master’s course in language teaching (Profletras), After the participants’ insertion into the academic literacies of the course, their teacher identities widened with new possibilities for action.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Lopes, Roberta Gleyciângela Souza
Data
18 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684 | 10.30612/raido.v11i27.5684
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5684/3750 | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/downloadSuppFile/5684/695 | /*ref*/BARTON, D. Understanding textual practices in a changing world. In: BAYNHAM, M; PRINSLOO, M. Basingstoke (eds). The Future of Literacy Studies : Palgrave Macmillan, 2009. p. 38-53. | /*ref*/BATISTA JÚNIOR, J. R. L. Discurso, identidade e letramento no atendimento educacional à pessoa com deficiência. 2013. 310 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | /*ref*/BORTONI-RICARDO, S. M.; OLIVEIRA, T. de. Corrigir ou não variantes não padrão na fala do aluno? BORTONI-RICARDO & MACHADO, V. R. (orgs). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. | /*ref*/FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Coord. Trad., revisão e prefácio à Ed. Brasileira de I. Magalhães. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2001. | /*ref*/FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse - Textual Analysis for Social Research. London: Routledge, 2003. | /*ref*/FAIRCLOUGH, N. A dialética do discurso. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. | /*ref*/FONTENELE, L. M. S. O novo contexto da educação especial: uma pesquisa etnográfico-discursiva sobre identidades profissionais e maternas. 2014. 251 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. | /*ref*/HEATH, S. B. Ways with words. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. | /*ref*/HODGE, Robert; GUNTHER Kress. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988. IZA, D. et al, Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. | /*ref*/MACHADO, V. R. (Des)vantagens de atividades mecânicas e de trabalhos em grupo anódinos. In: BORTONI-RICARDO & MACHADO, V. R. (orgs). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. | /*ref*/MAGALHÃES, I. Práticas discursivas de letramento. A construção da identidade em relatos de mulheres. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento. Campinas, SP, Mercado de Letras, 1995. p. 71- 96. | /*ref*/MAGALHÃES, I. Eu e Tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Brasília: Thesaurus, 2000. | /*ref*/MAGALHÃES, I. Discurso, ética e identidades de gênero. In: MAGALHÃES, I.; GRIGOLETTO, M.; CORACINI, M. J. (Orgs.) Práticas identitárias. Língua e discurso. São Carlos, SP: Claraluz, 2006, p. 71-96. | /*ref*/MAGALHÃES, I. Letramento, intertextualidade e prática social crítica. In: ______. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, p. 69-92. | /*ref*/MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. RBLA, Belo Horizonte, v.10, n.2, 2010. | /*ref*/MOREIRA, M.A. O mestrado (profissional) em ensino. RBPG, n. 1, jul. 2004. | /*ref*/RIOS, G. V. Literacy Discourses: a Sociocultural Critique in Brazilian Communities. Saarbrücken: Verlag dr. müller, 2009. SATO, Denise Tamaê Borges. A construção da identidade de gênero na educação inclusiva: letramento e discurso. 2013. 397 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. STREET, B. Literacy in theory and pratice. New York: Cambridge University Press, 1984. STREET, B. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to Literacy in theory and practice. Current issues in comparative education 5 (2), 2003, p. 77–91. | /*ref*/STREET, B. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, p. 69-92. STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. | /*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. | /*ref*/TICKS, L. K.. A identificação desvelada na análise do discurso de professores de inglês em formação inicial. Linguagens & cidadania, n. 13. jan-jul 2005. Disponível em: . Acesso em: 30/01/2016. | /*ref*/WHITE, P. Valoração – A Linguagem da Avaliação e da Perspectiva. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 178-205, 2004
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Raído
Fonte
Raído; v. 11, n. 27 (2017); 483-506 | 1984-4018
Assuntos
Letras, Linguística e Artes | Letramentos acadêmicos. Mudança discursiva. Identidade docente. | academic literacy; discourse change; teacher identity
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion