-
Licenciaturas em Santa Catarina: o contexto atual
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste trabalho apresentam-se resultados de investigação que teve como objeto de estudo a caracterização da disponibilidade de cursos de licenciatura no estado de Santa Catarina. Considerou-se a demanda de formação de profissionais para a docência no ensino médio regular. As informações necessárias foram obtidas no banco de dados on-line, alocado no sítio do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tomando como base o ano de 2006, são apresentados dados sobre Santa Catarina como um todo e por mesorregiões, bem como por Instituições de Ensino Superior (IES), por área de conhecimento e por modalidade. Os resultados demonstram a existência de 149 cursos de licenciatura em todo o território catarinense, distribuídos por 21 diferentes IES. O maior número de cursos é o de Letras, 34; em segundo lugar, figuram os cursos de Matemática, 19; em terceiro lugar, os de Educação Física, 17. A formação de professores em Santa Catarina ocorre, na sua maioria, em instituições universitárias nas quais a modalidade presencial é a mais praticada. Quanto aos cursos de licenciatura relacionados às Ciências Naturais, há uma deficiência acentuada, de forma semelhante à demanda evidenciada em relatório do Conselho Nacional de Educação. Recomenda-se a ampliação da formação inicial, particularmente para as disciplinas de Física, Química e Biologia, assim como a viabilização de uma efetiva formação continuada.Palavras-chave: Formação de professores. Ensino superior. Licenciaturas em Santa Catarina.
ISSN
2177-6059
Periódico
Autor
Scheibe, Leda | Delizoicov, Nadir Castilho | Durli, Zenilde
Data
23 de julho de 2010
Formato
Idioma
Fonte
Roteiro; Vol. 34 No. 1 (2009): Roteiro; 7-20 | Roteiro; Vol. 34 Núm. 1 (2009): Roteiro; 7-20 | Roteiro; Vol. 34 No. 1 (2009): Roteiro; 7-20 | Roteiro; v. 34 n. 1 (2009): Roteiro; 7-20 | Roteiro; Vol. 34 N.º 1 (2009): Roteiro; 7-20 | 2177-6059 | 0104-4311
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares