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LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM CONTEXTO: INCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS SURDOS
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Metadados
Descrição
É notória a importância que a Língua Brasileira de Sinais adquire no universo dos surdos e, como um dos elementos constitutivos desse valor, podemos apontar a concretização da comunicação antes impossibilitada em decorrência da surdez. A presente pesquisa tem por objetivos traçar um escorço histórico das Línguas de Sinais a partir da criação de metodologias educacionais que possibilitaram o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos surdos, isto é, conhecer o contexto histórico das metodologias educacionais que foram e podem ser aplicadas ao ensino dos surdos. Nessa perspectiva, o presente trabalho justifica-se pelo fato de que há a necessidade de se discutir a inclusão desses indivíduos através de sua língua materna, pois, socialmente eles sempre foram excluídos da sociedade. Assim, uma pesquisa direcionada a este interesse de conhecer a língua desses indivíduos enquanto ferramenta de inclusão possibilita aprofundar a produção científica nesta área do conhecimento. Para sua construção será utilizado obras de autores como Quadros e Karnopp (2004), Magalhães (2011), Salles (2004) e dentre outros que contribuíram significativamente para temática, sendo assim classificada, como pesquisa bibliográfica. Como resultados este estudo buscará apresentar a Língua de Sinais como a possibilidade mais viável para inclusão dos surdos no contexto social e escolar, tendo em vista que é através dela que os surdos podem desenvolver a comunicação, e também, estarem incluídos no processo de ensino/aprendizagem efetivamente.
ISSN
1984-3178
Periódico
Autor
Rosendo de Souza, José Marcos | Pereira marques, Clara Dulce | Pesssoa Sampaio, Maria Lúcia
Data
30 de agosto de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/4069 | 10.5965/19843178912014034
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 José Marcos Rosendo de Souza, Clara Dulce Pereira marques, Maria Lúcia Pesssoa Sampaio
Fonte
Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 9 n. 1 (2014): Revista Educação, Artes e Inclusão; 34-55 | 1984-3178 | 10.5965/19843178912014
Assuntos
LIBRAS. Contexto. Inclusão. Ensino. Indivíduos Surdos. | Inclusão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion