Descrição
A adaptação cênica de textos não dramáticos é uma prática bastante difundida na contemporaneidade. No espetáculo Pico na Veia, a teatralidade consiste do jogo dos atores que potencializa o universo narrativo de Dalton Trevisan. Seguindo a linha da simplicidade de grandes encenadores, Marcelo Marchioro lançou mão de uma estratégia de máscara que remonta aos primórdios da civilização. Os atores são, ao mesmo tempo, narradores-protagonistas de suashistórias e espectadores das narrativas que os outros contam, enquanto a platéia tem a função de ouvinte e testemunha desse equilíbrio delicado. O êxito do espetáculo depende da cumplicidade total não somente entre palco e platéia, porém entre o próprio elenco como ensemble. Neste artigo, investigo as linguagens cênicas que permitiram a bem sucedida transposição para o palcode contos e haicais de Dalton Trevisan.PALAVRAS-CHAVE: poéticas do contemporâneo, adaptação cênica, textos não dramáticos, teatralidade.