-
Linguística aplicada e Informática: a interseção das duas áreas na construção de um aplicativo para a formação de um banco de dados de suporte didático no ensino de Italiano||Linguistica applicata e informatica: l’intersezione dei due campi nella costruzione di un’applicazione per la formazione di una banca dati di supporto didattico nell’insegnamento dell’italiano||Applied Linguistics and Informatics: the intersection of the two areas in the construction of an application for the formation of a database of didactic support in Italian teaching
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste trabalho, propomos uma interseção entre a informática e a linguística aplicada ao ensino e à aprendizagem de italiano para construir um aplicativo online que permita a descrição linguística e a classificação de exercícios que podem ser utilizados no ensino e na aprendizagem da língua italiana. Inseridos no banco de dados e linguisticamente classificados, exercícios e textos didáticos podem ser recuperados pelo aplicativo na forma de listas de exercícios. O material didático inserido pode ser catalogado pelo professor em duas categorias: i) agrupamentos de exercícios definidos pelo professor por nível de ensino, por etapa de aprendizagem ou por categoria linguística; e ii) agrupamentos definidos pelo Quadro Comum Europeu de Referência (QCER), seguindo a classificação de habilidades linguísticas esperadas para estrangeiros, em cada nível de competência linguística. Ao permitir a seleção temática de exercícios para cada habilidade a ser desenvolvida, o aplicativo auxilia o professor na seleção e montagem de material didático adicional, evitando que, no desenvolvimento do curso de língua italiana, o professor fique preso somente ao livro didático. Além disso, o aplicativo auxilia na classificação e na sequência do material didático de acordo com os critérios do QCER.||In questo articolo proponiamo un’intersezione tra due campi di studio, quello della linguistica applicata all'insegnamento e all'apprendimento di lingua italiana e quello dell'informatica, per costruire un'applicazione online che permette la descrizione e la classificazione linguistica degli esercizi che possono essere utilizzati per l'insegnamento e per l'apprendimento della lingua italiana. Inseriti nel database e linguisticamente classificati, esercizi e manuali possono essere poi recuperati dall'applicazione stessa sotto forma di liste di esercizi. I materiali didattici inseriti nell'applicazione possono essere catalogati dall'insegnante e suddivisi in almeno due categorie: i) raggruppamenti di esercizi stabiliti dall’insegnante, a seconda del livello di istruzione, della tappa di apprendimento o della categoria linguistica; e ii) raggruppamenti definiti in base ai parametri del Quadro Comune Europeo di Riferimento (QCER), secondo la classificazione delle competenze linguistiche previste per gli stranieri, ad ogni livello di competenza linguistica. L'applicazione permette la selezione tematica degli esercizi per ogni abilità da sviluppare, aiuta il docente nella selezione e nell’assemblaggio di materiale didattico aggiuntivo da offrire agli studenti, consentendo lo sviluppo dell'insegnamento del corso di lingua italiana in modo libero, non legato esclusivamente al libro didattico; inoltre, l'applicazione aiuta nella classificazione e nel sequenziamento di materiale secondo i criteri del QCER.||In this study we propose an intersection between two fields of study: applied linguistics in teaching/learning italian language and computer science, in order to build an online application that allows the linguistic description and classification of exercises to be used in Italian teaching/learning. The exercises and textbooks inserted into the database and linguistically classified can be retrieved by the application in exercise lists. The didactic material inserted can be catalogued by teachers in two categories: (i) in exercise groups defined by the teacher by level of education, by learning stage, or by linguistic category; and (ii) according to the Common European Framework of Reference (CEFR), following the classification of linguistic skills expected from foreigners, at each level of language competence. By allowing thematic selection of exercises for each skill to be developed, the application assists the teacher in the selection and elaboration of the additional didactic material, which prevents, in the didactic development of the Italian language courses, the teacher not to focus only on the textbook. In addition, the application assists in the classification and sequencing of the didactic material according to the CEFR criteria.
ISSN
2238-8281
Periódico
Autor
Perini, Carlos Antônio de Souza | Fulgêncio, Lúcia | Cordeiro, Maryelle Joelma
Data
27 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/125063 | 10.11606/issn.2238-8281.v0i32p37-62
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista de Italianística | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Italianística; n. 32 (2016); 37-62 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Insegnamento della lingua italiana | Applicazioni online | Ingegneria di software | QCER | Digitalizzazione di materiale didattico di lingua italiana | Ensino de língua italiana | Aplicativo online | Engenharia de software | QCER | Digitalização de material didático de língua italiana | Italian language teaching | Online application | Software engineering | CEFR | Scanning didactic material of FL
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion