Descrição
Our aim is to show in which way the film Antichrist (2009), by Lars von Trier, might be analyzed by focusing in its literary appropriations. We shall enhance, thus, the relations the film establishes with the aesthetic elaborations and some works by August Strindberg and Bertolt Brecht. We also intend to inquire how the study of the point-of-view presented by the film would enable a reading dissonant from the ones the film has received, and how literary criticism tools would make it possible to point, in the work, an ideological trap central to its interpretation. ||Procuramos mostrar aqui como o filme Anticristo (Antichrist, 2009) do cineasta dinamarquês Lars von Trier pode ser analisado atentando-se para suas apropriações literárias. Destacaremos, assim, as relações que o filme estabelece com as elaborações estéticas e algumas obras do dramaturgo sueco August Strindberg e do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Também nos propomos a investigar como o estudo do foco narrativo apresentado pelo filme permitiria uma leitura destoante das que o filme tem recebido e como ferramentas da crítica literária possibilitariam apontar na obra uma armadilha ideológica central para sua interpretação.