-
Literary literacy: the literature reader construction at paradigm’s transition times||Letramento literário: formação do leitor de literatura em tempos de transição paradigmática
- Voltar
Metadados
Descrição
This text is a chapter of our Master Thesis and discusses from the theoretical point of view that literature’s images of readers are promoted by some works which are concerned by literary literacy’s concept. These works have as aim to verify if they consider the real reader – whom is actually in elementary classrooms -, or the ideal reader – idealized by theoretical studies which are related to this type of reader -. The research is concerned into literature pedagogy field and it considers the emergent thought of complexity paradigm as well as transdisciplinarity. However, enlighten by the view of literary specificities, we bring to discussion writers from Aesthetics, Poetry and Literary Theory fields. The results show that most of the works promote the picture of ideal reader and for this reason, we classified them as Cartesian literary literacy; however, few of these works are related to complexity and transdisciplinarity studies, which led us to call them as complex literary literacy.||Este texto é um recorte de capítulo de nossa Dissertação de Mestrado e busca discutir, do ponto de vista teórico, as imagens de leitor de literatura promovidas por alguns trabalhos que se ocupam do conceito de letramento literário e estabelece como objetivo verificar se aí é considerado o leitor real – aquele de fato encontrável em sala de aula da escola básica -, ou o leitor ideal – idealizado pelos estudos teóricos que se ocupam desse tipo de leitor. A pesquisa insere-se no campo da pedagogia da literatura e considera a mentalidade emergente do paradigma da complexidade e da transdisciplinaridade. No entanto, para não perder de vista as especificidades do literário, trazemos à discussão autores dos campos da Estética, Poética e Teoria Literária. Os resultados mostram que boa parte dos trabalhos promove a imagem do leitor ideal e, por isso, os classificamos como letramento literário cartesiano; porém, uns poucos já se alinham com os estudos da complexidade e da transdisciplinaridade, o que nos levou a chamá-los de letramento literário complexo.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Pinto, Francisco Neto Pereira
Data
7 de outubro de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2014v19n1p75 | 10.5007/2175-7917.2014v19n1p75
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Francisco Neto Pereira Pinto
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 19 No. 1 (2014); 75-94 | Anuário de Literatura; v. 19 n. 1 (2014); 75-94 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Reader of literature | Literary literacy | Complexity | Leitor de literatura | Letramento literário | Complexidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares