-
Literary reading: an immensurable good||Leitura literária: bem imensurável
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to discuss some reading assignments designed by the prospect of government programs and scholars in the field, since this topic has been maintained in discussion for over two decades in the government agenda. From the study, it can be said that literary reading is highlighted among, as it is considered essential for human growth (intellectual and critic).||O presente ensaio tem como objetivo discutir algumas atribuições concebidas a leitura pela perspectiva de programas governamentais e estudiosos da área, uma vez que essa temática tem se mantida como pauta nas agendas governamentais há mais de duas décadas. A partir do estudo é possível afirmar que a leitura literária ganha destaque entre os outros gêneros, pois é considerada como indispensável para o crescimento humano (intelectual e crítico).
ISSN
2316-6169
Colaboradores
UFGD | CAPES
Autor
Iguma, Andréia de Oliveira Alencar
Data
10 de setembro de 2014
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/2740/1874 | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/downloadSuppFile/2740/285 | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/downloadSuppFile/2740/286 | /*ref*/AMORIN, Drummond. Beto, o Analfabeto. Ilustrações de Sebastião Nuvens. Sabará, MG: Dubolsinho, 2008. | /*ref*/BARTHES, Roland. O prazer do texto. Editora Perspectiva, 1987. | /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1997. | /*ref*/CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos.SP:Duas Cidades: SP, 2004. | /*ref*/CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. | /*ref*/CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. Tradução de Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. | /*ref*/FERNANDES, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: EDUEL, 2007. | /*ref*/LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3 ed. São Paulo: Ática, 2009. | /*ref*/MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução de Pedro Maia Soares. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. | /*ref*/WALTY, Ivete Lara Camargo. Palavra e imagem: leituras cruzadas. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001
Fonte
ArReDia; v. 3, n. 4 (2014); 1-10 | 2316-6169
Assuntos
Reading. Literature. Government Programs. | Leitura. Literatura. Programas governamentais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion