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Lives jurídicas como interface entre o meio acadêmico e a comunidade
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Metadados
Descrição
A experiência aqui relatada tem com pano de fundo a suspensão total das atividades acadêmicas na modalidade presencial, em razão Pandemia causada pela Covid-19. O mesmo cenário implicou diversas alterações legislativas no campo das relações do trabalho, em sua maioria temporárias (medidas provisórias). O objetivo deste trabalho é demonstrar que as diversas ferramentas tecnológicas podem fomentar o conhecimento e o debate acadêmico. O instrumento tecnológico central deste projeto foram as lives, realizadas por meio dos aplicativos do Instagram – as quais ocorreram durante os meses de abril e maio, com duração de 1 hora cada – e do YouTube – no dia 03 do mês de agosto do corrente ano, com duração de 04 horas. Tal escolha se justifica pela desburocratização do acesso, pois basta ter o horário e o perfil de usuário que se faz possível o acesso, permitindo a participação não apenas dos discentes, mas da comunidade em geral. Visando a disseminação de um conteúdo atual, nas lives no Instagram foram abordados temas relacionados às medidas provisórias, como: teletrabalho; responsabilidade social empresarial para enfrentamento e superação da pandemia; férias; direito do trabalho digital; extinção do contrato de trabalho em face da Covid-19; liberdade sindical; negociação coletiva; homologação de transação extrajudicial e direito à informação; entre outros temas. Enquanto na live no YouTube foi realizado o “I Seminário Internacional da ASRDT ‘Trabalho e Direito do Trabalho na pandemia: vivências e reflexões’”. Observou-se que todos os participantes (alunos, convidados, palestrantes) puderam se manifestar durante as lives por meio dos "comentários". Além disso, por meio da plataforma Moodle UFRGS, pode-se constatar uma alta adesão ao projeto por parte dos alunos que, em diversos momentos, fizeram questionamentos acerca das questões abordadas nas lives. A atividade no Instagram foi encabeçada pela professora Luciane Cardoso Barzotto, que contou com o apoio de seus alunos e ex-alunos do programa de Mestrado e Doutorado da UFRGS. Já a atividade no YouTube foi coordenada pelas professoras Luciane Cardoso Barzotto e Denise Fincato, com o auxílio de seus orientandos dos Programas de Pós-Graduação em Direito da UFRGS e da PUC/RS. Permitiu-se concluir pela efetividade no campo pedagógico de se diversificar as ferramentas de divulgação de conteúdo, acesso ao conhecimento e às mudanças legislativas trabalhistas tanto para os discentes como para a comunidade em geral no ambiente virtual aberto das mídias sociais.
Palavras-chave: Lives jurídicas. Experiência. Metodologia inovadora. Educação.
ISSN
2179-2925
Periódico
Autor
Barzotto, Luciane Cardoso | Jobim, Rosana Kim | Duval Martins, Renata | Siciliani, Bruna Casimiro | Alles, Matheus Soletti
Data
23 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65451 | 10.5216/revufg.v20.65451
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista UFG
Fonte
Revista UFG; Vol. 20 (2020): Revista UFG | Revista UFG; Vol. 20 (2020): Revista UFG | Revista UFG; v. 20 (2020): Revista UFG | 2179-2925 | 1677-9037
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion