-
Lomografia e Instagram: marcas de um imaginário comunicacional
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário.
ISSN
2178-2687
Periódico
Colaboradores
Fapergs
Autor
Lohmann, Renata | Portanova Barros, Ana Taís Martins
Data
17 de agosto de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Conexão - Comunicação e Cultura
Fonte
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 17, n. 33 (2018): Conexão | 2178-2687 | 1677-0943
Assuntos
Comunicação; fotografia; imaginário | Comunicação; fotografia; imaginário; Instagram; lomografia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion