-
Mafalda e a divulgação da Ciência
- Voltar
Metadados
Descrição
As tirinhas da Mafalda podem ser um instrumento que possibilite discussões diversas a respeito de vários assuntos, como política, justiça, paz mundial, entre outros. Neste trabalho o enfoque foi dado as tirinhas que remetessem assuntos diretamente relacionados a Ciência, considerando também a forma como ela é divulgada. Para explicitar a análise, utilizamos a análise de conteúdo e análise de discurso e para melhor delimitarmos a pesquisa criamos algumas categorias de análise. As tirinhas da Mafalda possuem um leque amplo de informações que permitem suscitar diversas discussões a respeito de Ciência e Tecnologia (C&T), cultura cientifica e sobre a própria mídia. As informações divulgadas pela mídia sobre (C&T) são muitas vezes, apresentadas de forma superficial nos mais diferentes meios de comunicação e não dão conta de explicar de maneira satisfatória o que divulga. Além disso, a cultura científica apresentada pelos personagens em algumas tirinhas mostra algumas percepções equivocadas de Ciência.
ISSN
2238-1279
Autor
Claudia Almeida Fioresi; Universidade Estadual do Oeste do Paraná | Marcia Borin da Cunha; Unioeste
Data
2 de maio de 2017
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1232/4493 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1232/4494 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1232/4497 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1232/4498
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 34 (2017); 162-176
Tipo
Avaliado por Pares