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Mafalda: possibilidades de leitura na perspectiva Histórico Crítica
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Metadados
Descrição
Este trabalho tem o intuito de refletir sobre a utilização de quadrinhos em sala de aula, como instrumento de mediação e investigação dos fenômenos da vida social. Justifica-se pela necessidade de (re) pensar as diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizagem e suas possibilidades para a formação humana e a compreensão crítica da realidade. Alicerçados na Pedagogia Histórico-Crítica e em consonância com o Materialismo Histórico Dialético busca-se discutir as leituras e dimensões presentes em seis tiras da obra Toda Mafalda (2003). Mafalda (1964-1973), produzida por Quino, a personagem se cria por meio das relações estabelecidas em seu meio social e familiar, uma menina sempre questionadora e inquieta com as situações vivenciadas, busca dialogar e refletir criticamente com público de diversas idades. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa ação com uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental em determinada Instituição Pública Estadual. Os temas abordados nas tiras selecionadas referem-se à preservação ambiental, discutindo o papel do homem na sociedade e sua relação com o trabalho, consumo e meio ambiente sob um enfoque crítico, visando contribuir para a transformação do homem e da sociedade. Os resultados obtidos e analisados à luz do referencial teórico demonstraram a importância de viabilizar diferentes linguagens em sala de aula a fim de possibilitar leituras com sentido e significado no processo educativo.
ISSN
2238-1279
Autor
Sandra Aparecida Pires Franco; Universidade Estadual de Londrina | Geuciane Felipe Guerim Fernandes; Universidade Estadual de Londrina
Data
2 de maio de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 34 (2017); 145-161
Tipo
Avaliado por Pares