Descrição
O presente artigo objetiva, a partir da compreensão da Revolução Russa, apontar e discutir alguns aspectos da pedagogia socialista desenvolvida por Anton Semionovich Makarenko, após a tomada do poder pelos bolcheviques, a partir de 1917. Tal proposta pedagógica procurava formar um cidadão completo, sem a presente dicotomia trabalho intelectual e trabalho manual existente nas sociedades que vivem sob o modo de produção capitalista. Desta feita, seguindo o aporte teórico materialista histórico e dialético, procuramos estudar tais concepções educacionais presentes em Makarenko através de pesquisas bibliográficas em fontes primárias e secundárias e através de diálogos com diversos autores de tradição marxista-leninista, além de escritores e poetas russos contemporâneos daquele pedagogo, no que concerne ao desenvolvimento de seu ideário. Isto permitirá, ao lançarmos um olhar sobre sua apreensão do mundo e seu pensamento, captarmos a importância deste pedagogo não só em seu tempo, mas também de realizarmos o diálogo com estas concepções hoje, em um diferente contexto social e histórico. Tais procedimentos se mostram válidos, tendo em vista a existência de desconhecimentos e preconceitos acerca das possibilidades desta vertente de pensamento pedagógico socialista ser cogitada e estudada ainda hoje.