-
MANAGEMENT OF LEARNING IN DISTANCE E-LEARNING IN A BRAZILIAN HIGHER EDUCATION INSTITUTION UNDER THE OPTICS OF CRITICAL SUCCESS FACTORS||GESTÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA SOB A ÓTICA DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to identify the Critical Success Factors (CSF) of learning management of undergraduate distance courses of a Higher Education Institution in Brazil, in this case, the Federal University of Ceará - Virtual FUC, in the vision of its main actors and subjects, that is, academic managers, students and teachers / tutors. It addresses as theoretical foundation conceptual aspects about learning management, it also presents the DE scenario in Brazil and public education policies, emphasizing the program of the Open University of Brazil (OUB). It is characterized as a descriptive research, with a qualitative approach, using an online questionnaire as a research tool. The sample consisted of 4 course managers, 20 tutors and 50 students from the poles (Fortaleza, Caucaia, Russas and Quixadá) enrolled in the last semesters courses, making a total of 74 respondents. Eleven Critical Success Factors and the availability of a support library with course support material was considered the most relevant factor for the success of learning management. It is concluded that the General Coordination of the courses in DE needs to improve working conditions at the poles and seek means of integration with the main subjects of the methodology in DE.||Este artigo tem como objetivo identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da gestão da aprendizagem dos cursos de graduação a distância de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil, no caso, a Universidade Federal do Ceará - UFC Virtual, na visão de seus principais atores e sujeitos, ou seja, gestores acadêmicos, alunos e professores/tutores. Aborda como fundamentação teórica aspectos conceituais sobre gestão da aprendizagem, como também apresenta o cenário do EaD no Brasil e as políticas publicas da educação dando ênfase ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando questionário online como instrumento de pesquisa. A amostra foi composta por 4 gestores de cursos, 20 tutores e 50 alunos dos pólos (Fortaleza, Caucaia, Russas e Quixadá) matriculados nos últimos semestres dos cursos, perfazendo um total de 74 respondentes. Foram identificados 11 Fatores Críticos de Sucesso e a disponibilidade de biblioteca de apoio com material de apoio para o curso foi considerado o fator de maior relevância para o sucesso da gestão da aprendizagem. Conclui-se que a Coordenação Geral dos cursos em EaD precisa melhorar as condições de trabalho nos pólos e buscar meios de integração com os principais sujeitos da metodologia em EaD.
ISSN
1982-6109
Periódico
Colaboradores
Instituto Virtual- UFC
Autor
Ribeiro, Raimunda Heveline | Cavalcante, Sueli Maria | Andriola, Wagner Bandeira | Serra, Antonio Barros
Data
29 de janeiro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 11, n. 19 (2019) | 19826109
Assuntos
Educação a Distância, gestão, ensino | Educação a Distância. Gestão da aprendizagem. Fatores críticos de sucesso.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"