-
Management policy of the public school education in Chile (1990 -2010): an initial assessment||Politicas de gestion de la educacion pública escolar en Chile (1990 -2010): una evaluacion inicial||Politicas de gestao da educação pública escolar no Chile (1990-2010): uma avaliação inicial
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses the compulsory education management policies in Chile assembled in the next two decades of the current educational project, which has achieved significant progress in terms of coverage and budget increase, but it has not had the same progress in the quality of education, although Chile had improved its international position . The text raises a diagnostic problem, which core consists of the tension between the logic of the market that finances the school and the logic of education as a civil right which they eagerly sought to implement. This road is almost dried after two decades of demanding changes in the way they design and implement the compulsory education management policies in Chile. This article highlights the weight of social inequality in achieving the educational objectives of the Chilean public schools system, analyzes the institutional difficulties, and finally assesses some critical points to generate proposals to create solutions.||El artículo analiza las politicas de gestion de la enseñanza obligatoria en Chile al cumplirse proximamente dos decadas del proyecto educacional vigente, el cual ha logrado progresos importantes en materia de cobertura e incremento presupuestario, pero no han sido equivalentes sus avances en la calidad de la educacion, pese a que en las comparaciones internacionales Chile mejora su posicion relativa. El texto levanta un diagnostico del problema, cuyo núcleo central esta constituido por la tension entre la logica del mercado con la cual opera el financiamiento escolar y la logica de los derechos ciudadanos de educacion que se ha buscado afanosamente implantar. Este camino esta practicamente agotado y tras dos decadas de forzar su andar demanda un cambio profundo en la manera como se diseña e implementan las politicas de gestion de educacion obligatoria en Chile. El artículo releva el peso de la desigualdad social en el logro de los objetivos pedagogicos del sistema escolar público chileno, analiza las dificultades institucionales y, finalmente, evalúa algunos puntos criticos, generando proposiciones para la búsqueda de soluciones.||O artigo analisa as politicas de gestao do ensino obrigatorio no Chile ao se cumprir aproximamente duas decadas do projeto educacional vigente que logrou progressos importantes em materia de cobertura e implementação, porem nao foram equivalentes seus avancos em relação à qualidade da educação mesmo sabendo-se que nas comparacoes internacionais o Chile melhora sua posicao relativa. O texto faz um diagnostico do problema, cujo núcleo central esta constituido pela tensao entre a logica do mercado com a qual opera o financiamento escolar e a logica dos direitos à educação que se buscou implantar. Este caminho esta praticamente esgotado e depois de duas decadas de tentativas demanda uma mudanca profunda no modo de planejar e implementar as politicas de gestao da educação obrigatoria no Chile. O artigo releva o peso da desigualdade social para o alcance dos objetivos pedagogicos do sistema escolar público chileno, analisa as dificuldades institucionais e, finalmente, avalia alguns pontos criticos, gerando proposicoes para a busca de solucoes.
ISSN
1809-4465
Autor
Diaz, Sebastian Donoso | Donoso, Gonzalo
Data
20 de julho de 2009
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 17, n. 64 (2009): Revista Ensaio - Jul./Set.; 421-448 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Gestion de la enseñanza obligatoria; Evaluacion de la gestion escolar; Politicas de le gestion de la enseñanza pública en Chile; Desafios de la gestion educacional | Gestao do ensino obrigatorio; Avaliação da gestao escolar; Politicas de gestao do ensino público no Chile; Desafios da gestao educacional | Compulsory education management; Evaluation of school management; Management policy is the public education in Chile; Challenges for the education management
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion