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Mānī on the Margins: a Brief History of Manichaeism in Southeastern China||Mānī nas margens: una breve historia del maniqueísmo en el sureste de China||Mānī en las márgenes: uma breve história do maniqueísmo no sudeste da China
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Metadados
Descrição
Mānī (216–ca. 277 AD), the founder of Manichaeism, was brought up in a Jewish-Christian community at the end of the Arsacid dynasty. After several private revelations, he established his own religion, which he and his disciples propagated in the newly established Sasanian Iran. Spreading east along the Silk Road, Manichaeism arrived in China in 694, where it remained basically a religio licita until 843. After the Huichang persecution (843–845), Manichaeans found a relatively safe harbour in the southeastern regions, especially in present-day Zhejiang and Fujian provinces, where they survived for centuries, as reports from the Song, Yuan, and Ming dynasties attest. In this paper, after summarizing the main events before the Huichang persecution, I give an overview of what the historical sources recording various manifestations of southeastern Manichaeism tell us about the latest form of Manichaeism, which uniquely survived in this peripheral region at a time, when it had completely disappeared from other parts of the world. This overview differs from other similar endeavours in that it also incorporates some new developments that were inspired by the discovery of a new corpus of texts from Xiapu and Pingnan counties, where it was the figure of Lin Deng (1003‒1059), who played a pivotal role to preserve the Manichaean heritage of the Tang.||Mānī (216 – ca. 277 d. C.), el fundador del maniqueísmo, se crió en una comunidad judeocristiana al final de la dinastía Arsácida. Después de varias revelaciones privadas, estableció su propia religión, que él y sus discípulos propagaron en el recién establecido Irán de Sasán. Extendiéndose hacia el este a lo largo de la Ruta de la Seda, el maniqueísmo llegó a China en 694, donde permaneció básicamente como una religio licita hasta 843. Después de la persecución de Huichang (843-845), los maniqueos encontraron un puerto relativamente seguro en las regiones del sureste, especialmente en las actuales provincias de Zhejiang y Fujian, donde sobrevivieron durante siglos, como atestiguan los informes de las dinastías Song, Yuan y Ming. En este artículo, después de resumir los principales eventos antes de la persecución de Huichang, ofrezco una descripción general de las fuentes históricas, que registran diversas manifestaciones del maniqueísmo del sudeste y nos dicen sobre la última forma de maniqueísmo, que sobrevivió de manera única en esta región periférica en un momento en que había desaparecido por completo de otras partes del mundo. Este resumen se diferencia de otros esfuerzos similares en que también incorpora algunos desarrollos nuevos, que se inspiraron en el descubrimiento de un nuevo corpus de textos de los condados de Xiapu y Pingnan, donde fue la figura de Lin Deng (1003‒1059), interpretó a un papel fundamental para preservar la herencia maniquea de los Tang.||Mānī (216–ca. 277 DC), o fundador do maniqueísmo, foi criado em uma comunidade judaico-cristã no final da dinastia arsácida. Depois de várias revelações privadas, ele estabeleceu sua própria religião, que ele e seus discípulos propagaram no recém-estabelecido Irã Sassânida. Espalhando-se para o leste ao longo da Rota da Seda, o maniqueísmo chegou à China em 694, onde permaneceu basicamente uma religio licita até 843. Após a perseguição de Huichang (843–845), os maniqueístas encontraram um porto relativamente seguro nas regiões sudeste, especialmente nas atuais Províncias de Zhejiang e Fujian, onde sobreviveram por séculos, como atestam os relatos das dinastias Song, Yuan e Ming. Neste artigo, depois de resumir os principais eventos antes da perseguição de Huichang, apresento uma visão geral das fontes históricas, que registram várias manifestações do maniqueísmo do sudeste e nos contam sobre a forma mais recente de maniqueísmo, que sobreviveu com exclusividade nesta região periférica na época, enquanto ele havia desaparecido completamente de outras partes do mundo. Esta visão geral difere de outros esforços semelhantes, pois também incorpora alguns novos desenvolvimentos que foram inspirados na descoberta de um novo corpus de textos dos condados de Xiapu e Pingnan, onde a figura de Lin Deng (1003–1059) interpretou um papel fundamental para preservar a herança maniqueísta de Tang.
ISSN
1413-3024
Periódico
Autor
Kósa, Gábor
Data
13 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/33106 | 10.34019/2594-8296.2021.v27.33106
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Gabor Kosa | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Locus: History Journal; Vol. 27 No. 1 (2021): Dossier - Visions of Chinese History; 61-83 | Locus: Revista de Historia; Vol. 27 Núm. 1 (2021): Dossier - Visiones de la Historia China; 61-83 | Locus: Revista de História; v. 27 n. 1 (2021): Dossiê - Visões da História Chinesa; 61-83 | 2594-8296 | 1413-3024
Assuntos
Manicheism | China | Tang Dynasty | Maniqueísmo | China | Dinastía Tang | Maniqueísmo | China | Dinastia Tang
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion