-
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo trata da importância dos mapas conceituais como estratégia didática, nas aprendizagens realizadas em ambientes virtuais. Conceitua a interação, suas peculiaridades e desafios, buscando alguns conceitos em Piaget, Vygotsky, Primo e Cassol. Na analogia que criamos – turmas e orquestras, didática e partituras musicais – a interação garante a harmonia do conjunto, a produtividade e a significância da aprendizagem, coletivamente construída. O processo de ensino, que tem como peculiaridade a intencionalidade, faz com que surjam procedimentos didáticos. Este processo gera um corpo de conhecimentos sobre o ensino: a Didática. Os processos de ensino e aprendizagem realizados a distância demandam a criação de uma didática específica. Apontamos os mapas conceituais, criados por Novak e fundamentados na teoria de Ausubel, como uma excelente opção metodológica. Eles são uma ferramenta gráfica utilizada para representação da estrutura conceitual de um determinado conhecimento. Formam uma estrutura que vai dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para ordenar e seqüenciar hierarquizadamente os conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados ao aluno. Tornam mais significativa e prazerosa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de | Silva, Marcos Antônio da
Data
7 de julho de 2010
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1109 | 10.20396/etd.v8i1.1109
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-89 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-89 | ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-89 | 1676-2592
Assuntos
Mapas conceituais. Aprendizagem. Tecnologia de informação e comunicação. Didática. | Tecnologia de informação e comunicação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa bibliográfica