Descrição
Este estudo de natureza bibliográfica caracteriza-se como uma metapesquisa, cujo objetivo é analisar temas, teorias, métodos de pesquisa ou ainda uma combinação desses e outros aspectos (PAIVA, 2019). Nesse sentido, este artigo tem por objetivo mapear estudos sobre (multi)letramento(s) a fim de sistematizar os principais achados nesse campo de conhecimento. O corpus está constituído de 19 (dezenove) artigos científicos, que versam sobre (multi)letramento(s) na educação básica, publicados em revistas qualificadas (A1) entre 2015 e 2019. Os procedimentos de análise compreenderam 2 (duas) etapas: i) leitura exploratória dos artigos e ii) análise dos lexemas ricos em significação, em termos de teoria-base, metodologia e resultados. O mapeamento aponta a recorrência de pesquisas que tematizam a análise de materiais didáticos/provas/planos de aula e a análise da prática docente, privilegiando abordagens qualitativas sem classificar explicitamente o tipo de pesquisa desenvolvida. Em termos teóricos, predomina a perspectiva dos “Multiletramentos como práticas multimodais e multiculturais”, com destaque para gêneros textuais emergentes. Quanto às bases teóricas, Roxane Rojo e Ângela Kleiman têm destacada influência nos estudos analisados.