-
Marginalias: cross notes about Sergio Milliet ||Marginalias: notas cruzadas sobre Sergio Milliet ||Marginalias: notas cruzadas sobre Sergio Milliet
- Voltar
Metadados
Descrição
This article deals the concept of “marginality” used by art critic Sergio Milliet in his approach to modern art. The objective is to bring the results of this approach closer to the debate surrounding the so-called Brazilian “marginal art” of the 1960s. Through eight chapters, written in the format of notes (marginalias) to our doctoral thesis, we will cross Milliet's reflection with that of the northern sociologists -Americans Robert Park and Everett Stonequist (creators of the concept of “marginality”) and with themes of Brazilian contemporary art and its cultural condition of underdevelopment.||Este artículo aborda el concepto de “marginalidad” utilizado por el crítico de arte Sergio Milliet en su aproximación al arte moderno. El objetivo es acercar los resultados de este enfoque al debate en torno al llamado “arte marginal” de los años 60. A través de ocho capítulos, escritos en formato apuntes (marginalias) a nuestra tesis doctoral, cruzaremos la reflexión de Milliet con la de los sociólogos del norte -Los estadounidenses Robert Park y Everett Stonequist (creadores del concepto de “marginalidad”) y con temas del arte brasileño contemporáneo y su condición cultural de subdesarrollo.||Esse artigo aborda o conceito de “marginalidade” utilizado pelo crítico de arte Sergio Milliet em sua explicação da arte moderna. O objetivo é aproximar os resultados dessa abordagem do debate entorno da chamada “arte marginal” brasileira da década de 1960. Por meio de oito tópicos, escrito no formato de notas (marginalias) à nossa tese de doutoramento, cruzaremos a reflexão de Milliet com a dos sociólogos norte-americanos Robert Park e Everett Stonequist (criadores do conceito de “marginalidade”) e com temas da arte contemporânea brasileira e sua condição cultural de subdesenvolvimento.
ISSN
2447-1313
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Santana, Naum Simão de
Data
24 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/14834 | 10.20396/visuais.v7i1.14834
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Naum Simão de Santana | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Visuais; Vol. 7 No. 1 (2021): jan./jun: [12] Latin America in context; 51-68 | Revista Visuais; Vol. 7 Núm. 1 (2021): jan./jun: [12] América Latina en contexto; 51-68 | Revista Visuais; v. 7 n. 1 (2021): jan./jun: [12] América Latina em contexto; 51-68 | 2447-1313
Assuntos
Sergio Milliet | Teoría de la marginalidad | Marginalidad del arte moderno | Arte Moderno | Arte brasileño contemporáneo | Sergio Milliet | Marginality theory | Marginality of modern art | Modern art | Contemporary brazilian art | Sergio Milliet | Marginalidade da arte moderna | Arte moderna | Arte contemporânea brasileira | Teoria da marginalidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto