-
“Mas de que te serve saber botânica?”
- Voltar
Metadados
Descrição
In many Western societies, botany is thought to be a wearisome and outdated branch of biology. Unlike animals, plants awaken little or no interest. This tendency has been interpreted as a condition inherent to humans and was named "plant blindness," with negative consequences to teaching and research in biology. In this article, we examine the origin, features and possible reasons for plant blindness, and suggest some solutions to break the spiral of silence and overcome this limitation. Among the suggested measures are the introduction of interdisciplinary teaching activities in the field and in the laboratory, references to plants with relevant roles in history and economics, improvement of the level of teachers, mentoring of youth and children in plant cultivation, wider use of information on plants by the media, and stronger participation of scientific societies and teachers in the work of overcoming plant blindness in Brazil. ||Na sociedade, em geral no Ocidente, a botânica é considerada um tema enfadonho e ultrapassado da biologia. Ao contrário dos animais, as plantas despertam pouco ou nenhum interesse. Essa tendência tem sido interpretada como uma condição inerente ao ser humano, que se denominou cegueira botânica, com reflexos negativos no ensino e na pesquisa em biologia. Neste artigo, examinamos origem, características e possíveis razões para a cegueira botânica e sugerimos algumas soluções para romper a espiral do silêncio e assim superar essa limitação, dentro e fora do ensino. Entre as medidas sugeridas estão introdução de temas interdisciplinares, adoção de atividades didáticas de campo e laboratório, citação de plantas com relevante papel na história e na economia, melhoria na formação botânica de professores, atuação de mentores junto a crianças e jovens no cultivo de plantas, reforço na veiculação na mídia de matérias científicas relacionadas a plantas e a participação de sociedades científicas e de docentes para apoio no sentido de superar a cegueira botânica no Brasil.
ISSN
1806-9592
Periódico
Autor
SALATINO, ANTONIO | BUCKERIDGE, MARCOS
Data
1 de agosto de 2016
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Estudos Avançados; v. 30 n. 87 (2016); 177-196 | 1806-9592 | 0103-4014
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion