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“MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!”: AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Metadados
Descrição
Este artigo tem por objetivo discutir como os sentidossão construídos e interpretados pelos alunosno processo de leitura por meio da multimodalidade em diferentes contextos de produção. Nessesentido, discorre-se a respeito da construção de sentidos e das proposições metodológicas daPedagogia dos Multiletramentos, analisando passagens de interação nas aulas de LínguaPortuguesa, tendo como base as modalidades da linguagem. Trata-se de um recorte de umapesquisa qualitativa desenvolvida com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escolapública. Os estudos fundamentaram-se nas perspectivas dos letramentos, multiletramentos eletramentos críticos (COPE E KALANTZIS, 2000, 2016; MACIEL, 2013; ROCHA e MACIEL,2015; MONTE MOR, 2013, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2012, 2015a,2015b). Esse estudo resultou na reflexão acerca das linguagens (multimodais) e suas interfacescom o ensino de Língua Portuguesa no sentido de expandir as concepções de construção doconhecimento a partir dos multiletramentos.
ISSN
1983-8018
Periódico
Autor
Maciel, Ruberval Franco; Universidade de São Paulo - USP | Barbosa, Vanderlis Legramante; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS
Data
15 de outubro de 2018
Formato
Identificador
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/3363 | 10.30681/rln11273363
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista de Letras Norte@mentos; V.11, N. 27 - DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO