-
MATEMÁTICA PARA O ENSINO FORJADA NA LESSON STUDY
- Voltar
Metadados
Descrição
Lesson Study e Matemática para o Ensino são temas que a Educação Matemática, no Brasil, tem pesquisado de forma tímida. Neste artigo tenho por objetivo apresentar uma matemática para o ensino forjada na metodologia Lesson Study (LS). O context da pesquisa é um grupo colaborativo pautado no princípio de aproximar a Escola e a Universidade. A Lesson Study foi desenvolvida a partir do teorema de Tales. O método empregado foi qualitativo, com inspirações filosóficas no interpretativismo. Os instrumentos utilizados foram as notas analíticas da pesquisadora e os registro dos encontros. A matemática para o ensino forjada na LS, se constitui em compreensões compartilhadas coletivamente. As compreensões são aprofundadas, pois transcendem o “como” ensinar um determinado assunto, pois este é estudado, debatido, ensinado aos alunos, observado e criticado pelos demais integrantes do grupo. O desenvolvimento da LS legitima a matemática para o ensino acontecendo à medida que o grupo assume uma disposição aberta frente a matemática em contextos educacionais, compreendendo os processos que acontecem em sala de aula, descompactando o próprio conteúdo e a forma de ensina-lo. Interpretamos a LS como um modelo capaz de aperfeiçoar, seja na formação inicial seja na continuada, práticas de professores porque essas dizem respeito ao fazer específico do professor, ou seja, forja a matemática para o ensino.
ISSN
1981-4712
Autor
Menduni-Bortoloti, Roberta D'Angela
Data
4 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22537 | 10.17648/educare.v14i32.22537
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Educere et Educare | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Educere et Educare; Vol. 14, N. 32 (2019) Dossiê: Lesson Study em Matemática; DOI: 10.17648/educare.v14i32.22537 | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
Educação; Educação Matemática; | Matemática para o ensino; Lesson Study; Formação de professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion