-
Meaning and Interaction in the Construction of the Body in the Weekly Media||Regimes de sentido e interação na construção do corpo na mídia semanal
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims at analyzing the production of meaning in the ways the body is presented in the media of weekly information, addressing the media discourse as locus of social interaction. For that, it is based on semiotic studies developed by Algirdas Julien Greimas and his collaborators, more specifically Landowski’s sociosemiotics, Floch’s plastic semiotics, and Oliveira’s studies on fashion discourse and the construction of identity. The object of study consists of the covers of the three main Brazilian weekly magazines Veja, Época, and Istoé issued between 2000 and 2006. The thematic and figurative reiterations, guided by invariable and variable elements, led us to the observation of two main discursive isotopies – health and beauty – around which to organize the discursive analysis. From there, we observed the construction of body simulacra related to a mode of presence which is mainly subjective and another one which is mainly objective. Based on these modes of presence, we propose a typology of body simulacra related to different regimes of meaning and interaction. The analysis of the mechanisms of enunciation in correlation with the regimes of meaning and interaction has led us to observe the way the media operates in the communication of information about the body, promoting values underlying the identity construction of the contemporary subject.||O artigo propõe analisar a produção de sentido nas formas de presentificação do corpo na mídia de informação semanal, tratando o universo de discurso midiático como lócus de interação social. Para isso, fundamenta-se nos estudos da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e seus colaboradores, detendo-se mais especificamente na sociossemiótica de Eric Landowski, na semiótica plástica de Jean-Marie Floch e nas pesquisas sobre moda e identidade, de Ana Cláudia de Oliveira. Toma como objeto de estudo as capas das principais representações do segmento de informação semanal no mercado editorial brasileiro – as revistas Veja, da editora Abril, Época, da editora Globo e Istoé, da editora Três – veiculadas no período compreendido entre 2000 e 2006. A observação das reiterações temáticas e figurativas, guiadas por elementos invariantes e variantes, conduziu-nos à percepção de duas grandes isotopias – saúde e esteticidade – em torno das quais se organizam as construções discursivas analisadas. A partir daí, observamos a construção de simulacros de corporeidades que se referem a um modo de presença predominantemente subjetivo e um modo de presença predominantemente objetivo. Baseados nesses regimes de presença, propomos uma tipologia dos modos de encenação do corpo relacionada aos diferentes regimes de sentido e interação. A análise dos mecanismos de enunciação em correlação com os regimes de sentido e interação levou-nos à observação da maneira como essa mídia opera na comunicação de informações sobre o corpo promovendo valores subjacentes às construções identitárias do sujeito da atualidade.
ISSN
1980-4016
Periódico
Autor
Silva, Simone Bueno da
Data
9 de junho de 2011
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/35266 | 10.11606/issn.1980-4016.esse.2011.35266
Idioma
Fonte
Estudos Semióticos; v. 7 n. 1 (2011); 85-96 | Estudos Semióticos; Vol. 7 No. 1 (2011); 85-96 | Estudos Semióticos; V. 7 N. 1 (2011); 85-96 | Estudos Semióticos; Vol. 7 Núm. 1 (2011); 85-96 | Estudos Semióticos; Bd. 7 Nr. 1 (2011); 85-96 | Estudos Semióticos; Vol. 7 No 1 (2011); 85-96 | 1980-4016
Assuntos
corpo | construção identitária | regimes de sentido e interação | semiótica discursiva | mídia impressa | body | identity construction | regimes of moral and interation | discourse semiotics | printed media
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion