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Mecânica de jogo em narrativa para apoio de alunos com dislexia: percepções de discentes e docentes||Mecánica de juego en narrativa para apoyar a estudiantes con dislexia: percepciones de alumnos y profesores||Game mechanics for storytelling to support students with dyslexia: teachers and students’ perspectives
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Metadados
Descrição
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e testagem de um protótipo de uma narrativa gamificada, que visa apoiar a aprendizagem de leitura de alunos com dislexia. Motivação, engajamento e aprendizagem foram os domínios medidos a partir das perspectivas dos participantes coletados por meio de escalas e entrevistas abertas. Os dados das entrevistas foram registrados em áudio após a testagem do recurso e, posteriormente, transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Quanto as escalas, estas foram aplicadas após a testagem. São apresentados o processo de design, destacando o framework e os princípios e estratégias de game utilizados. Os resultados principais mostram indicadores da contribuição dos elementos de jogo aplicados ao recurso para os domínios avaliados.||Este artículo presenta el proceso de desarrollo y prueba de un prototipo de narrativa gamificada que tiene como objetivo apoyar el aprendizaje de la lectura de estudiantes con dislexia. La motivación, el compromiso y el aprendizaje fueron los dominios medidos desde las perspectivas de los participantes recogidas a través de escalas y entrevistas abiertas. Los datos de la entrevista fueron grabados en audio después de la prueba del recurso y, posteriormente, transcritos y analizados mediante la técnica de análisis de contenido. En cuanto a las escalas, estas se aplicaron después de la prueba. Son presentados el proceso de diseño, destacando el marco, y los principios y estrategias del juego utilizados. Los principales resultados muestran indicadores de la contribución de los elementos del juego aplicados al recurso para los dominios evaluados.||This paper presents the development and testing process of a gamified storytelling tool aimed to support students with dyslexia. Motivation, engagement and learning were the domains measured from the students and teachers’ perspectives, considering their feedback gathered with scales and opened interviews. Interviews were registered in audio after testing of the prototype, transcribed and analysed using the content analysis technique, and scales were also applied after testing. The design process of the gamified prototype is presented, highlighting its framework, design principles and game strategies. The main findings show that the game design elements applied to the prototype contributed to the motivation and engagement of the students and also provide indications of learning outcomes.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Campos, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões | Almeida, Ana Margarida Pisco
Data
1 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8345 | 10.22481/praxisedu.v17i45.8345
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Práxis Educacional; v. 17 n. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-24 | Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-24 | Práxis Educacional; Vol. 17 No. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 1-24 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Narrativa gamificada | Mecânicas de jogo | Aprendentes com dislexia | Narrativa gamificada | Mecánicas de juego | Estudiantes con dislexia | Gamified storytelling | Game mechanics | Learners with dyslexia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares