Descrição
A popularidade dos memes de internet como itens de comunicação apresenta uma série de questões de investigação, incluindo as caraterísticas de todas as suas ligações com o conceito original de meme, tomado da biologia. Além disso, um aspecto que demanda pesquisa é a forma como a exploração desses itens serve a um propósito mais amplo de comunicação, como mecanismos para indivíduos ou grupos, ou como eles impactam a sociedade como um todo. Este artigo apresenta uma revisão de perspectivas sobre memes, e propõe analisá-los como recursos retóricos, propondo uma interpretação geral desses itens como menomas, e concentrando a atenção em uma iteração particular, a macro imagem meme que, sugere-se, deva ser chamada de LOL.||The popularity of internet memes as communication items presents a series of research issues, including the characteristics of any connection with the original meme concept from biology. Also, an aspect that demands exploration is how these items serve a broader communicative purpose, as mechanisms for individuals or groups, and how they impact society as a whole. This paper presents a revision of perspectives on memes, and proposes to analyze them as rhetorical devices, devising a general interpretation of these items as menomes, and concentrating attention in a particular iteration, the image macro meme, which we propose to call LOL.