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MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DE ISOLAMENTO DA OBRA DE RESTAURO DA IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA PENITÊNCIA EM FLORIANÓPOLIS/SC
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Metadados
Descrição
RESUMOA conservação e o restauro resgatam patrimônios históricos, recuperando-os do processo de degradação decorrente de seu longo tempo de existência. Isso propõe um modo de conservação da memória coletiva de um povo. Mas, durante o tempo de execução dessas atividades, geralmente, os monumentos em recuperação são isolados do público. Esse isolamento requer um projeto de informação gráfico-visual para informar aos cidadãos sobre o que está sendo feito em seu patrimônio. Ao viabilizar a participação estratégica da educação patrimonial no processo de comunicação social, a área de design se apresenta como instância mediadora entre as atividades do patrimônio, o contexto organizacional e a sociedade. Portanto, o projeto gráfico desenvolvido para recobrir a área de isolamento da obra de conservação e restauro da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é aqui apresentado como um exemplo da gestão e da atuação da educação patrimonial no processo de comunicação social das ações de resgate do patrimônio histórico-cultural.ABSTRACTThe conservation and restoration rescue historic heritage, recovering them from de gradation process due to their long existence. It proposes a mode of preservation of the collective memory of the people. However, during the time execution of these activities, generally, the monuments are recovery isolated from the public. This isolation requires a graphic-design information to inform citizens about what is being done in the place. To facilitate the participation of strategic heritage education in the communication process, the area of design presents itself as a mediator between the heritage activities, the organizational context and society. Therefore, this graphic project is developed for isolate the restoration area of the Church of the Third Order of St. Francis of Penance is here presented as a example of the management and operations of heritage education in the communication process, and share historical and cultural heritage.
ISSN
1678-3484
Autor
Simon, Laís Simon Soares Pereira
Data
23 de abril de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
Fonte
Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 157 (2020): Número Especial - REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL - DOSSIÊ PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 2595-7031 | 1678-3484
Assuntos
Palavras-chave: Educação Patrimonial. Comunicação Gráfica. Patrimônio Histórico. Igreja. / Keywords: Heritage Education. Graphic Communication. Historical Heritage. Church.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion