-
Memorial escolar: uma produção significativa
- Voltar
Metadados
Descrição
A escrita de um memorial escolar constitui-se como prática pedagógica realizada com alunos do 5º ano do Núcleo de Educação da Infância (NEI) – Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir dessa produção, nos questionamos sobre o que as crianças pensam acerca da escola e de suas práticas. Assim, o presente artigo se configura como uma pesquisa qualitativa na vertente (auto)biográfica e objetiva, de modo geral, analisar a prática do memorial escolar como uma possibilidade de escrita em uma perspectiva reflexiva e, especificamente, investigar reflexões e concepções das crianças sobre a escola e algumas práticas escolares. A investigação foi realizada a partir da leitura de dois livros de memórias escolares escritos por crianças do 5º ano matutino, nos anos de 2018 e de 2019 do NEI-CAp/UFRN. A análise apontou a prática do memorial escolar como uma possibilidade de escrita reflexiva, significativa para crianças e professores. Possibilita ao professor pesquisar sobre sua prática e às crianças, uma formação consciente das experiências vividas. Enquanto protagonistas de sua vida escolar, por meio da escrita do memorial, as crianças definiram, de um modo simples e peculiar, a escola e suas práticas como lugar positivo, de exercício de direitos.
Palavras-chave: Memorial escolar. Narrativas. Crianças. Anos iniciais do ensino fundamental. Pesquisa (auto)biográfica.
ISSN
2525-426X
Autor
Gomes, Luanna Priscila da Silva | Nazário, Cláudia Roberto Soares de Macêdo | Costa, Patrícia Lúcia Galvão da
Data
11 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8713 | 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1170-1190
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Fonte
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1170-1190 | REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1170-1190 | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1170-1190 | 2525-426X | 10.31892/rbpab2525-426X.v5.n15
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion