Descrição
O presente relato de experiências tem como foco principal trazer à luz narrações da minha experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, via o subprojeto PIBID/Espanhol, dentro de um recorte de três anos e meio e busca tecer uma teia constituída pelas minhas reminiscências acerca da minha formação inicial e as descobertas advindas das minhas vivências no programa. Ao tecer esta narração sintética das minhas memórias, busco entrecortá-la com outras vozes: Brandão (2003), Moita Lopes (1996/2006), Freire e Ramos (2014) entre outros, a fim de torná-la mais plural e conectada com outros pensamentos reflexivos, que, inclusive, ajudaram a formar-me o professor que sou. Este relato de experiência serve ainda para expor a importância do PIBID para todas as licenciaturas, aqui em específico, a licenciatura de Letras Língua espanhola, uma vez que o programa tem possibilitado formas outras de lidarmos com a realidade do ensino-aprendizagem da língua espanhola dentro de perspectivas contextualizadas, interculturais, reflexivas e humanistas.