-
Memory and history of Central American migration in the first decades of the XXIst Century through its regional cinema||Memoria e historia de la migración centroamericana en las primeras décadas del siglo XXI a través del cine regional||Memória e história da migração centro-americana nas primeiras décadas do século XXI através seu cinema regional
- Voltar
Metadados
Descrição
Cinema, just like television, the press, and other means of communication, contributes in forging social and cultural imaginaries as clearly demonstrated by Bourdieu in Langage et pouvoir simbolique (2001) y Chomsky in Manufacturing Consent (2008). However, in depicting social phenomena, cinema not only constructs imaginaries but rather contributes to the creation of filmic archives and likewise allows to construct and reconstruct a part of history. This is our position, adopting the postulates of Ferro (1993 [1977]), Kracauer (1969, 1973), and Billard (1982). Through the prism of the philosophy of history, this article examines the question of to what extent contemporary Central American cinema can be analyzed as a form of construction and reconstruction of the memory and the history of Central American migration in the first two decades of the twenty-first century.||El cine, así como la televisión, la prensa y otros medios de comunicación contribuyen a forjar imaginarios sociales y culturales así lo han demostrado ampliamente Bourdieu en Langage et pouvoir simbolique (2001) y Chomsky en La Fabrication du consentement (2008). Sin embargo, el cine al retratar fenómenos sociales, no solamente construye imaginarios sino que también contribuye a la creación de archivos fílmicos y con ellos permite construir así como a reconstruir una parte de la historia. Esa es nuestra posición, haciendo propios los postulados de Ferro (1993 ?1977[), Kracauer (1969, 1973) y Billard (1982). Bajo el prisma de la filosofía de la historia, el presente artículo pretende analizar ¿en qué medida el cine centroamericano contemporáneo puede ser considerado como una forma de construcción o reconstrucción de la memoria y la historia de las migraciones centroamericanas en las dos primeras décadas del siglo XXI?||O cinema, na mesma maneira da televisão, da prensa, e outros meios de comunicação, contribui na construção de imaginários sociais e culturais, como mostrou claramente o Bourdieu em Langage et pouvoir simbolique (2001) e o Chomsky em A Fabricação do Consenso (2008). Contudo, o cinema a retratar fenômenos sociais, não somente constrói imaginários sino também constrói a criação de arquivos fílmicos e com eles permite construir e reconstruir uma parte da história. Essa é nossa posição, adoptando os postulados do Ferro (1993 [1977]), do Kracauer (1969, 1973) e do Billard (1982). Através a prisma da filosofia da história, o artigo pretende analisar em quê medida o cinema centro-americano contemporâneo pode ser considerado como uma forma de construção e reconstrução da memória e a história das migrações centro-americanas nas primeiras duas décadas do século XXI?
ISSN
2177-2940
Periódico
Autor
Vargas, Andrea Cabezas
Data
4 de março de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/51956 | 10.4025/dialogos.v24i1.51956
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Diálogos
Fonte
Diálogos; v. 24 n. 1 (2020): International, transcontinental and intrarregional human mobilities: biopower, migrant strategies, and representations (19th to 21st centuries); 431-497 | 2177-2940 | 1415-9945
Assuntos
Central America; history; memory; migration; cinema | Centroamérica; historia; memoria; migración; cine. | América Central, história; memória, migração; cinema.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion