Descrição
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo experimental e aplicado sobre a metacognição em sistemas computacionais para avaliação de discentes, com foco no tratamento de respostas ao acaso em avaliações utilizando questões do tipo múltipla escolha, a pesquisa foi desenvolvida em uma universidade particular no estado de São Paulo no Brasil, envolvendo grupos de discentes participantes de cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação no período de 2014 a 2015, foram utilizadas provas para avaliação semestrais dos conhecimentos sobre as disciplinas ministradas, desta forma houve uma consolidação dos resultados e identificados os desvios com relação ao real conhecimento do discente e seu desempenho durante as avaliações, os resultados obtidos possibilitam um direcionamento de acordo com o perfil do estudante, questões de múltipla escolha normalmente são utilizadas em concursos públicos e em universidades, bem como em cursos em que as aulas utilizam o modelo de educação a distância, por ser uma pesquisa interdisciplinar, pois um processo de avaliação envolve áreas como a psicologia, educação, informática e matemática, este estudo apresenta pequenos pontos relacionados com estas disciplinas, focando principalmente no tratamento dos dados coletados, para colaborar em uma tomada de decisão e direcionamento para os estudos, os resultados demonstraram vários pontos de atenção, bem como uma validação sobre a incerteza que envolve a utilização de questões do tipo múltipla escolha em sistemas de avaliações de desempenho.Palavras-chave: Metacognição; Cognição; Avaliação; Desempenho; Educação; Computação.