-
Mídia e educação: em cena, modos de existência jovem||Media and education: on the scene, ways of young existences
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this paper is to articulate young voices and media products
addressed to the public from 15 to 25 years old. Starting from debates
with students from private and public schools, I analyzed how media is
constructing the other, in terms of economical, racial and ethnic
differences; also in terms of differences of gender, age and physical
appearance. The theoretical references are Foucaults concepts of normality,
abnormality and ways of subjectivation, in order to discuss how our society
of image and spectacle nominates the young others, and how students
from Porto Alegre (Brazil), realize this process. I also used the contribution
of Maria Rita Kehl and Jorge Larrosa, to think about a young normality
in Brazilian media. At the conclusion, I suggest that debates and analysis
about media, in students company, represent a strong possibility of
imagining new forms of young existences in our culture.||Neste artigo, o propósito é articular o depoimento de jovens de 15 a 25
anos com o que deles falam os diferentes produtos da mídia, especialmente
a televisão. A partir da escuta de estudantes de escolas públicas e
privadas, selecionou-se um tema principal para a análise dos modos de
existência jovem: a construção do outro nos meios de comunicação e a
relação desses grupos com as diferenças sociais, econômicas, geracionais,
raciais e étnicas, de gênero e de aparência física. Com apoio em Michel
Foucault, particularmente nos conceitos de normalidade, anormalidade e
modos de subjetivação, discutimos as formas pelas quais a sociedade do
espetáculo e da imagem opera na nomeação e na construção dos outros
jovens, e como esse processo circula entre estudantes de nível médio e
universitário no meio urbano de Porto Alegre, RS. Para tanto, recorremos
também a autores como Jorge Larrosa e Maria Rita Kehl, com o objetivo
de pensar de que forma se configura na mídia uma espécie de normalidade
jovem. Sugerimos, nas conclusões, que, a partir dos debates e da análise
das produções midiáticas, haveria a possibilidade de pensar outros
modos de existência para grupos juvenis em nossa cultura.
ISSN
0104-4060
Periódico
Autor
Fischer, Rosa Maria Bueno
Data
31 de dezembro de 2005
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 17-38 | Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 17-38 | Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 17-38 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
mídia; juventude; televisão; diferença; normalidade; cultura; media, youth; television; difference; normality; culture
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion