-
Mídia impressa em educação: redes políticas e a nova filantropia em ação||Press media and education: political networks and the new philanthropy in action||Medios impresos en educación: redes políticas y la nueva filantropia en acción
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente texto constitui parte de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar as convergências, tensões e desafios das políticas educacionais de formação e de carreira para professores. A investigação destacou o contexto internacional a partir de documentos do Banco Mundial, a fim de compreender como essas políticas têm se desdobrado no contexto brasileiro através da mídia impressa, no caso, das Revistas Nova Escola e Gestão Escolar como superfície de análise. Apoiada no referencial teórico metodológico do Ciclo de Políticas e na metodologia da busca em sites institucionais, foi mapeada uma rede política de empresários brasileiros, que por meio da mídia impressa, sugerem, induzem e prescrevem caminhos para educação. No geral, as ideias divulgadas por esses impressos pedagógicos estão alinhadas ao âmbito da lógica privada de soluções para educação pública, no sentido de deixá-la cada vez mais privada ou de transformá-la em um mercado educacional.||This text is part of a doctoral research that aimed to investigate the convergences, tensions and challenges of educational training and career policies for teachers. The research highlighted the international context through the analysis of documents by the World Bank, in order to understand how these policies have impacted the Brazilian context through the print media, taking Revista Nova Escola and Gestão Escolar as a surface of analysis. Based on the methodological theoretical framework of the Cycle of Policies and on a search on institutional sites a network of political influence consisting of Brazilian entrepreneurs was mapped. This network proposes, prescribes and induces paths for education by means of magazines. Overall, the ideas disclosed by these pedagogical magazines are aligned with the scope of the private logic for solutions in public education, in order to increase that same private logic and to transform public education into an educational market.||El presente texto constituí parte de una pesquisa de doctorado, que tuvo como objetivo investigar las convergencias, tensiones y desafíos de las políticas educacionales de formación y de la carrera para profesores. La investigación destacó el contexto internacional a partir de documentos del Banco Mundial, a fin de comprender cómo esas políticas tienen se desdoblado en el contexto brasileño a través de los medios impresos, en ese caso, de las Revistas Nova Escola y Gestão Escolar como superficie de análisis. Basada en el referencial teórico metodológico del Ciclo de Políticas y en la metodología de buscas en sitios institucionales, fue mapeada una red política de empresarios brasileños, que, utilizando de los medios impresos, sugieren, inducen y prescriben caminos para la educación. En general, las ideas divulgadas por eses impresos pedagógicos están aliñados al ámbito de la lógica privada de soluciones para educación pública, en sentido de dejarla cada vez más privada o de transformarla en un mercado educacional.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Strasburg, Quênia Renee | Corsetti, Berenice
Data
1 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10576 | 10.5335/rep.v27i1.10576
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Quênia Renee Strasburg, Berenice Corsetti | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 1 (2020): PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 89-109 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares