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Mídias musicais contemporâneas e juventude: consumo, permissividades e experimentações
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Metadados
Descrição
Recorte de uma investigação mais ampla, o presente artigo tem como objetivo analisar e problematizar a operacionalidade de determinados discursos na constituição de subjetividades de um grupo de jovens alunas, estudantes de uma escola da rede pública de ensino Porto Alegre (RS) e, por conseguinte, nos modos como as mesmas vivenciam a juventude na contemporaneidade. Tais discursos eram evidenciados em músicas apreciadas pelas alunas e constantemente acessadas pelas mesmas através de seus celulares. Frente às teorizações dos Estudos Culturais em Educação, dos Estudos de Gênero em perspectiva pós-estruturalista e das contribuições dos estudos de Michel Foucault, compreende-se que tais discursos caracterizam a juventude como um tempo de consumo e ainda, como espaço para diversas experimentações e permissividades. O material empírico deste estudo decorre de metodologias de investigação qualitativas de cunho etnográfico, tais como observações participantes e registros em diário de campo. Também foram realizadas análises dos arquivos musicais armazenados nos cartões de memória dos celulares das citadas estudantes e alguns destes arquivos foram problematizados com as alunas em encontros de pequenos grupos os quais denominamos Rodas de Conversa. Dentre as análises produzidas, destaca-se a consonância entre os discursos e enunciados visibilizados pelas músicas acessadas pelas alunas e suas próprias narrativas. Compreende-se que a aproximação das jovens alunas com diferentes discursos, também provocada pela escola, poderia produzir subjetividades outras, propiciando-lhes distintos modos, diferentes possibilidades para a organização de suas vidas.
ISSN
2238-1279
Autor
Juliana Ribeiro Vargas; ULBRA | Maria Luisa Merino Xavier; UFRGS
Data
29 de agosto de 2016
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1939/7437 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1939/7438 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1939/8827 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1939/8828
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 31 (2016); 277-301
Tipo
Avaliado por Pares