-
Mobile learning e o uso de apps como proposta para o ensino de Ciências
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents reflections about mobile learning and the use of apps for the elaboration of teaching strategies for Science teachers. We intend to publicize the developed analysis of free apps and portuguese language that can be used in Basic Science and Biology classes. We conducted a survey on the Google Play Store® apps store with the keyword: "Biology". After identification and analysis, they resulted in 42 potential apps for Science teaching in a school context. These were categorized according to the typology (video or animation, simulator, set of exercises, information material, book or other); level of education (elementary school years or final years and high school); thematic and content. The apps cover the following topics and contents: Anatomy and Human Physiology (Nervous System, Digestive System, Circulatory System, Locomotor System, Respiratory System); Cellular Biology (Prokaryotic, Eukaryotic, Plant, Animal and Bacterial Cells) and Taxonomy of Living Beings. We aim to contribute to the development of new educational and training experiences, as we understand that by using new teaching strategies, based on digital technologies, teaching and learning processes, the teacher also constitutes and (re) means his teaching.||Este artigo apresenta reflexões sobre a mobile learning e o uso de apps para a elaboração de estratégias de ensino para os professores de Ciências. Temos como intuito publicizar a análise desenvolvida de apps,
gratuitos e em língua portuguesa, que podem ser utilizados nas aulas de Ciências e Biologia da Educação Básica. Realizamos um levantamento na loja de apps da Google Play Store®, com a palavra-chave:
“Biologia”. Após a identificação e análise, encontramos 42 apps potenciais para o Ensino de Ciências em contexto escolar. Estes foram categorizados de acordo com a tipologia (vídeo ou animação, simulador,
conjunto de exercícios, material de consulta de informações, livro ou outro); nível de ensino (Ensino Fundamental anos iniciais ou anos finais e Ensino Médio); temática e conteúdos. Os apps abordam as
seguintes temáticas e conteúdos: Anatomia e Fisiologia Humana (Sistema Nervoso, Sistema Digestório, Sistema Circulatório, Sistema Locomotor, Sistema Respiratório); Biologia Celular (Célula Procarionte,
Eucarionte, Vegetal, Animal e Bacteriana) e Taxonomia dos Seres Vivos. Visamos a contribuir para o desenvolvimento de novas experiências educativas e formativas, pois compreendemos que pelo uso de
novas estratégias de ensino, com base nas tecnologias digitais, nos processos de ensino e aprendizagem, o professor também se constitui e (re)significa sua docência.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Dutra, Pâmella | Bervian, Paula Vanessa | da Costa Güllich, Roque Ismael
Data
17 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 31 n. 2 (2020): Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica; 121-136 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion