-
Modernism: architecting the “state of mind” and the identity architecture of Brazil||Modernismo: entre o arquitetar do “estado de espírito” e a arquitetura identitária do Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
In order to break the bonds between past and present, the "modernist paradigm" of the arts, see king to represent the identity character of the Brazilian nation. Thus was born the idea of heritage that is represented, symbolically, by language, by the colors, strokes, the monuments, the architectural formation of cities, among many other aspects. In this work, we think about modernism, its form of identity representation and the value that such elements extended to the current Brazilian art - in detail, architecture, starting from the work of Gregori Warchavchik, under the gaze of modernist Mário de Andrade so that this break meant a "state of mind" of Brazilian society.||No intuito de romper os laços entre passado e presente, o “paradigma modernista” das artes buscava representar o caráter identitário da nação brasileira. Nascia, assim, a ideia de patrimônio que estaria representado, simbolicamente, pela linguagem, pelas cores, pelos traços, pelos monumentos, pela formação arquitetônica das cidades, dentre muitos outros aspectos. Neste trabalho, refletimos a respeito do modernismo, sua forma de representação identitária e o valor que tais elementos estenderam até o momento atual da arte brasileira – em detalhamento, da arquitetura-, partindo da obra de Gregori Warchavchik, sob o olhar do modernista Mário de Andrade, para que essa ruptura significou um “estado de espírito” da sociedade brasileira, que culminou na revelação identitária nacional, em sua pluraridade étnico-cultural.
ISSN
2316-6169
Autor
Oliveira, Rafaelle Santos | Alves, Vera Lúcia Santos
Data
18 de julho de 2016
Formato
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4193/2774 | /*ref*/AMARAL, Aracy. Arte para que? A preocupação social na arte brasileira, 1930-1970: Subsídios para uma história social da arte no Brasil. 3 ed. São Paulo: Studio Nobel, 2003. | /*ref*/ANDRADE. Mário de. O movimento modernista. In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1978. | /*ref*/ANDREIA, Zezak; SILVEIRA, Daniele da; BORTOLOSO, Jusciane; NECKEL, Neimar. Discutindo Arquitetura. Disponível em: http://discutindoarquitetura.wordpress.com/ modernismo1/ | /*ref*/BOPP, Raul. Movimentos Modernistas no Brasil 1921-1928. Rio de Janeiro, São José,1966. | /*ref*/CHUVA, Márcia. A Revista do Patrimônio é publicada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura. História e Patrimônio. Organização: Márcia Chuva. 2012. | /*ref*/COMAS, Carlos Eduardo Dias. Entrevista. Aqutexto. setembro de 2001. Disponível em: http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_ revista_2/2_Um%20depoimento%20-%20Comas.pdf | /*ref*/ESPÍNOLA, Adriano. Ciclo. Noventa anos de arte moderna. 2012. Disponível em: http://www.academia.org.br/abl/media/Revista%20 Brasileira2072%20%20CICLO%20NOVENTA%20ANOS%20DE%20ARTE%20MODERNA.pdf. Acesso em 15 de junho de 2015. | /*ref*/HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993 | /*ref*/ROSA, Rafael Brener. Arquitetura, a síntese das artes – um olhar sobre os pontos de contato entre arte e arquitetura na modernidade brasileira. Porto Alegre. 2005
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 ArReDia
Fonte
ArReDia; v. 5, n. 8 (2016); 97-106 | 2316-6169
Assuntos
Modernism. Heritage. Architecture. Art. | Modernismo. Patrimônio. Arquitetura. Arte.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion