-
Modos de ler imagens em contextos de formação inicial de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta investigação estudou os modos de leituras de diferentes imagens realizadas por estudantes de um curso de formação de professores, de modo a aprofundar o debate acerca da inserção da reflexão teórica sobre as questões das imagens na formação do professor, pois consideramos que esta possibilitará discutir o papel da imagem na constituição dos textos contemporâneos, nos modos de leituras, na aprendizagem, na constituição de subjetividades e identidades. Partindo da hipótese de que os modos de leitura geram tanto significados e sentidos previstos como não previstos pelo autor e que possibilitam aquisição de outros conhecimentos, igualmente não pensados a priori pelo autor, nossa questão de pesquisa foi: frente a diferentes imagens, quais são seus modos de ler? Para tanto, o campo empírico foi o curso de formação de professores/Pedagogia de uma IFES, onde desenvolvemos uma oficina realizada em dois momentos: questionário de levantamento das memórias de imagens e leitura de imagens projetadas. Comparando as leituras de diferentes imagens, ficou claro que as imagens ganham sentidos mais densos conforme os estudantes tiveram algum aprendizado anterior e que este ficou em suas memórias. Percebemos a dificuldade dos estudantes em utilizar os elementos de sua cultura para a leitura das imagens científicas, na medida em que estas, geralmente, não são formadas por elementos de seu repertório. Colocados diante das imagens, constroem narrativas e recorrem às suas lembranças, reforçando a importância que as imagens têm na formação cultural dos estudantes contemporâneos e a necessidade de um aprendizado da leitura de imagens.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Cnpq
Autor
Guaracira Gouvea; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - | Lucia Pralon; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | Carmen Irene Correia Oliveira; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - | Maria Auxiliadora Delgado Machado; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -
Data
29 de agosto de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 31 (2016); 135-159
Tipo
Avaliado por Pares